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Como se fazem as histórias? os exercícios de metaficcionalidade nas obras narra...

Author(s): Simões, Rita Alexandra Vieira cv logo 1

Date: 2008

Persistent ID: http://hdl.handle.net/1822/8199

Origin: RepositóriUM - Universidade do Minho


Description
Dissertação de Mestrado em estudos da Criança - Área de Especialização em Análise Textual e Literatura Infantil As obras metaficcionais tendencialmente procuram ensinar ao leitor algo acerca da literatura e do seu funcionamento, ajudando-o a reflectir acerca das formas de interagir com o texto, prestando atenção à informação não explicitada. Graças a este procedimento técnicodiscursivo, o leitor aprende a ler de forma não ingénua, adquirindo competências de tipo crítico que lhe permitirão olhar os textos na pluralidade dos seus contextos e funções, incluindo também a função ideológica (Freire,1987). São estes saberes que, segundo a investigação mais recente (Moss,1992; Waugh,1995; Ortega,2003), constituem instrumentos úteis para o desenvolvimento de um leitor mais competente. Tendo estas obras um carácter desconstrutor e lúdico, pareceunos pertinente associá-las a um Programa de Leitura Fundamentado na Literatura (Tompkins & McGee,1993; Huck & Hickman,2001; Galda & Cullinan,1998; Yopp & Yopp,2001), programa presentemente desenvolvido nos Estados Unidos, Canadá e Brasil, e no qual língua e literatura são perspectivadas como actividades integradas e importantes na formação de leitores críticos e competentes. Desta feita, foi nossa intenção elaborar actividades didácticas a partir de obras metaficcionais seleccionadas, tendo por base as propostas do Programa de Leitura Fundamentado na Literatura. De seguida, implementamos estas actividades em contexto sala de aula, numa escolas do 1º ciclo do Ensino Básico, situadas na área de influência do Instituto de Estudos da Criança – Universidade do Minho. Por fim, procedemos a uma análise qualitativa dos conteúdos, métodos, materiais e resultados da implementação deste projecto buscando perceber as formas como as obras de cariz metaficcional contribuem para o desenvolvimento de leitores mais críticos e competentes. The metafictional texts seek to teach reader something on the literature and its functioning, helping him to reflect about the ways of interacting with them, paying attention to the information that it is not directly explained. Thanks to this discursive technical procedure the reader learns to read in a way that it is not naive, acquiring critical skills that will enable him to look at the plurality of contexts and functions of the texts, including the ideological function (Freire, 1987). These are the knowledges that, according to the most recent research (Moss,1992; Waugh,1995; Ortega,2003), are useful tools for the development of a more competent reader. Being these texts deconstructive, it seemed to us relevant to associate them to a Reading Program Based on Literature (Tompkins & McGee,1993; Huck & Hickman,2001; Galda & Cullinan,1998; Yopp & Yopp,2001), currently developed in the United States of America, Canada and Brazil, and in which language and literature are considered as integrated activities, important in the formation of critical and competent readers. So, it is our intention to construct activities on selected metafictional texts based on the suggestions of a Reading Program Based on Literature. Then we intend to implement these activities in a classroom context, in an Elementary School, located in the area of influence of Instituto de Estudos da Criança – Universidade do Minho. Finally, we would make a qualitative analysis of the contents, methods, materials and results of the implementation of this project seeking to realize how metafictional texts can contribute to the development of more competent and critical readers.
Document Type Master Thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Azevedo, Fernando José Fraga de; Souza, Renata Junqueira de
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