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A recepção do fantástico e do maravilhoso na literatura infantil : um estudo de...

Author(s): Pontes, Verônica Maria de Araújo cv logo 1

Date: 2009

Persistent ID: http://hdl.handle.net/1822/9868

Origin: RepositóriUM - Universidade do Minho


Description
Tese de Doutoramento em Estudos da Criança - Ramo de Conhecimento de Literatura Infantil Nossa pesquisa constitui-se em estudo de caso comparativo realizado em 4 (quatro) escolas públicas de Portugal e do Brasil, em que utilizamos como instrumentos de coleta de dados: a entrevista, a observação e os questionários. Os sujeitos investigados são constituídos por professores e alunos do 3º ano do ciclo inicial de estudo. Para a análise dos dados, partimos da metodologia de Análise Proposicional do Discurso - APD, em que analisamos proposições dos sujeitos organizadas em matrizes analíticas de acordo com os temas abordados nos instrumentos de coleta de dados. Para essa análise tomamos por base teórica idéias de autores como: Cerrillo (2000), Cervera (1991), Mendoza (1999), Colomer (1998), Azevedo (2006), Zilberman (2003), Shavit (1986), Held (1980), Silva (1986), entre outros, que vêem a leitura enquanto compreensão e ampliação dos sentidos do mundo, da vida, do ser, e possibilitadora de expansão do conhecimento, fazendo com que o leitor seja capaz de interagir com o texto, ampliando e modificando o seu mundo, bem como também a necessidade da expansão da imaginação da criança na escola, e a importância do fantástico e do maravilhoso na literatura infantil. Além da Análise Proposicional do Discurso-APD, também realizamos a análise documental de registros, leis e programas em torno da leitura na escola dos dois países. A análise dos dados coletados possibilitou-nos perceber que existe um trabalho voltado para a leitura de literatura infantil nas escolas investigadas. No entanto, a forma e as atividades em torno da formação do leitor restringem a possibilidade de expansão da imaginação, e a presença do fantástico e do maravilhoso na literatura infantil ainda se encontra aquém da perspectiva e das expectativas do aluno/leitor na escola, visto que esse já traz consigo, geralmente, uma presença marcante dos contos em sua vida, faltando à escola promover a interação da obra literária infantil e o universo infantil. The following project is a case study comparison performed in four public schools located in Portugal and Brazil. Questionnaires, interviews and observations were the main means of obtaining the data. Investigated subjects consisted of teachers and students that were part of the project since the opening cycle of study initiated 3 years ago. Data analysis is based on Propositional Speech Methodology Analysis, which means that collected propositions are organized in analytical matrices according to the topics addressed in the instruments for data collection. The analysis are based on theoretical ideas of authors such as: Cerrillo (2000), Cervera (1991), Mendoza (1999), Colomer (1998), Azevedo (2006), Zilberman (2003), Shavit (1986), Held (1980), Silva (1986) among others, who recognize reading to be important for comprehension as well as extension of the senses to the world. Additionally, making the reader truly interact with the text allows for expansion of knowledge, broadening and modifying children’s world as well as their imagination. Besides Propositional Speech Methodology Analysis, documental analysis of records, laws and programs around reading at school in the two countries were also performed. The collected data allowed us to realize that there is a strong work dedicated to reading children's literature in schools. However, the form of activities and or the activities themselves, around reader’s formation, seem not to adequately enhance advancement of imagination and or appreciation of the amazing and wonderful children’s literature.
Document Type Doctoral Thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Azevedo, Fernando José Fraga de
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