Document details

São Tomé e Príncipe e Cabo Verde: Uma análise comparativa das políticas de Educação do Ensino do Português

Author(s): Magalhães, Sónia dos Reis

Date: 2018

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10362/53906

Origin: Repositório Institucional da UNL

Subject(s): São Tomé e Príncipe; Educational policies; Cabo Verde; Comparative Education; Portuguese Language; Políticas de Educação; Educação Comparada; Língua Portuguesa; Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais


Description

In the context of São Tomé e Príncipe and Cabo Verde, the Portuguese language has a special position, a privileged place given conferred by the status of official language. Adopted as an official language, since the political independence in 1975, it is valued positively as the unifying language of the CPLP (Community of Portuguese Speaking Countries), international communication and across all the learning systems. However, the implementation of educational policies aimed at the teaching of Portuguese language over the years has demonstrated to be insufficient making imperative the need to implement structural changes. Awareness of the negative implications that the lack of monitorization of the situation in educational contexts may cause inspired this research, namely through a comparative study, in order to understand to what extent the educational policy and the teaching of Portuguese in São Tomé e Príncipe and Cabo Verde will contribute to a better performance of the students in the Portuguese language. We have sought to find out about the opinion of the teachers about the educational policies and the teaching of the Portuguese language. Taking into account the proposed objectives for this investigation, we have chosen a framework of research through an interpretative and comparative perspective, and adopted the use of qualitative instruments of collection and analysis of information from a survey applied to a total of 155 teachers of Portuguese from secondary public schools of São Tomé e Príncipe (n = 69) and Cabo Verde (n = 86). In the opinion of the teachers of the two countries, the factors that most undermine students' performance are of a structural nature, as follows: educational policies are not very effective and they do not relate to the educational reality; overpopulated classes; lack of appropriate educational materials and of continuous teachers’ training adapted to the sociolinguistic reality. Other problems have to do with the use of unappropriate methodology considering the sociolinguistic realities of the students. The data collected also suggests that in the particular case of Cape Verde the interest in language use, due to the lack of "identification" with the language on the part of the students also interferes negatively in the teaching and learning process. The results will also show that the answers to the better performance of the students are not restricted only to the change of methodology, but also to the whole process of educational policies and to the socio educational and linguistic reality of their respective countries. It is intended that the definition of an educational policy for teaching and learning the Portuguese language consistent with the sociolinguistic reality of the students, becomes the main priority in these two systems.

No contexto de São Tomé e Príncipe e de Cabo Verde a língua portuguesa tem um estatuto especial, um lugar privilegiado que lhe é conferido pelo seu estatuto de língua oficial. Adotada como Língua Oficial desde a independência política, em 1975, é valorizada positivamente como língua de união na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, de comunicação internacional e transversal a toda a aprendizagem. Porém, a implementação de políticas educativas voltadas para o ensino da língua portuguesa ao longo dos anos tem demostrado ser insuficiente, tornando imprescindível a necessidade de considerar mudanças estruturais. Cientes das implicações negativas que a falta de acompanhamento dessa situação em contexto escolar pode acarretar partiu-se desta realidade para, nesta investigação, desenvolver um estudo comparativo com o objetivo de perceber em que medida a política educativa e o ensino do português em São Tomé e Príncipe e em Cabo Verde contribuem para um melhor desempenho dos alunos a nível da língua portuguesa. Procurou-se, assim, conhecer a opinião dos professores de língua portuguesa sobre a política educativa e o ensino do português. Tendo em atenção os objetivos propostos para esta investigação, privilegiou-se um quadro paradigmático de investigação numa perspetiva interpretativa e comparativa e adoptou-se o uso de instrumentos qualitativos de recolha e análise da informação procedentes de inquérito por questionário aplicado a um total de cento e cinquenta e cinco professores da disciplina de língua portuguesa do ensino secundário das escolas públicas de São Tomé e Príncipe (n=69) e de Cabo Verde (n=86). O trabalho de interpretação realizado permitiu descortinar que, na opinião dos professores desses dois países, os fatores que mais prejudicam o melhor desempenho dos alunos na disciplina de língua portuguesa são de natureza estrutural, como por exemplo: política educativa pouco eficaz e não concertada com a realidade educativa, turmas numerosas, falta de materiais didáticos adequados e falta de formação contínua dos professores específica e adaptada à realidade sociolinguística de cada um desses países. Outros fatores têm a ver com o uso de metodologia não adequada à realidade sóciolinguística dos alunos. Os dados obtidos ainda sugerem que no caso particular de Cabo Verde o gosto pela língua, decorrente da falta de aceitação e “identificação” com a língua por parte dos alunos, também interfere negativamente no processo de ensino e de aprendizagem. Os resultados ainda permitiram evidenciar que as respostas para o melhor desempenho dos alunos na disciplina de língua portuguesa nesses dois países não se restringem apenas à mudança de metodologia, mas também à adaptação de todo o processo de política de educação às realidades sócio-educativa e linguística dos respetivos países. Pretende-se que a definição de uma política educativa para o ensino e aprendizagem da língua portuguesa consentânea com a realidade sociolinguística dos alunos, se converta na principal prioridade desses dois sistemas de ensino.

Apoio financeiro da Fundação Calouste Gulbenkian no âmbito do Apoio à Valorização dos Recursos Humanos dos PALOP e Timor-Leste

Document Type Doctoral thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Gale, Ana Maria Mão de Ferro Martinho Carver
Contributor(s) RUN
CC Licence
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo