Document details

Compreensão de conceitos matemáticos avançados: a matemática no início do superior

Author(s): Domingos, António Manuel Dias cv logo 1

Date: 2003

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10362/78

Origin: Repositório Institucional da UNL

Subject(s): Educação matemática; Ensino da análise; Pensamento matemático avançado; Aprendizagem da matemática; Experiência de ensino


Description
Esta investigação pretende caracterizar a compreensão dos conceitos matemáticos avançados ensinados no início do ensino superior, relacionados com os tópicos das sucessões, funções e cálculo diferencial. O estudo realizou-se com alunos do 1º ano de licenciaturas em Ensino das Ciências, Engenharia Electrotécnica e Matemática na primeira disciplina de Análise dos cursos, tendo os seguintes objectivos: integrar o contributo de várias teorias sobre a construção dos conceitos matemáticos, caracterizar a complexidade dos conceitos imagem que os alunos têm dos conceitos matemáticos ensinados e caracterizar desempenhos escolares típicos de alguns alunos. A metodologia de investigação usada é de natureza qualitativa, integrando uma componente de experiência de ensino e visando a compreensão dos principais conceitos imagem manifestados pelos alunos. Tese de doutoramento em Ciências da Educação: especialidade de Teoria Curricular e Ensino das Ciências
Document Type Doctoral Thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Matos, José Manuel
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Related documents