Document details

Compreensão de conceitos matemáticos avançados: a matemática no início do superior

Author(s): Domingos, António Manuel Dias cv logo 1

Date: 2003

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10362/78

Origin: Repositório Institucional da UNL

Subject(s): Educação matemática; Ensino da análise; Pensamento matemático avançado; Aprendizagem da matemática; Experiência de ensino


Description
Tese de doutoramento em Ciências da Educação: especialidade de Teoria Curricular e Ensino das Ciências Esta investigação pretende caracterizar a compreensão dos conceitos matemáticos avançados ensinados no início do ensino superior, relacionados com os tópicos das sucessões, funções e cálculo diferencial. O estudo realizou-se com alunos do 1º ano de licenciaturas em Ensino das Ciências, Engenharia Electrotécnica e Matemática na primeira disciplina de Análise dos cursos, tendo os seguintes objectivos: integrar o contributo de várias teorias sobre a construção dos conceitos matemáticos, caracterizar a complexidade dos conceitos imagem que os alunos têm dos conceitos matemáticos ensinados e caracterizar desempenhos escolares típicos de alguns alunos. A metodologia de investigação usada é de natureza qualitativa, integrando uma componente de experiência de ensino e visando a compreensão dos principais conceitos imagem manifestados pelos alunos.
Document Type Doctoral Thesis
Language Portuguese
Advisor(s) Matos, José Manuel
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Related documents


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência PO Sociedade do Conhecimento (POSC) Portal oficial da União Europeia