Detalhes do Documento

E-learning: reflexões em torno do conceito

Autor(es): Gomes, Maria João

Data: 2005

Identificador Persistente: https://hdl.handle.net/1822/2896

Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho

Assunto(s): E-learning


Descrição

A problemática do e-learning entrou claramente na agenda dos temas educacionais em debate, sendo que o termo e-learning é actualmente um dos mais discutidos no domínio da utilização das tecnologias na educação/formação. É cada vez mais necessária uma reflexão em torno do conceito de e-learning que facilite a comunicação e estabeleça limites em relação à utilização do termo. Essa reflexão mais do que procurar formulações ou definições rígidas deve promover a discussão em torno dos factores que melhor podem justificar a adopção de nova terminologia no domínio da utilização das tecnologias de informação e comunicação na educação. Neste sentido, defende-se uma adopção do termo e-learning menos centrada nos aspectos tecnológicos e mais próxima do potencial pedagógico decorrente do uso das “tecnologias de redes” no desenho de situações de formação a distância baseada na interacção e na colaboração, no sentido da construção de aprendizagens significativas.

Tipo de Documento Comunicação em conferência
Idioma Português
Contribuidor(es) Universidade do Minho
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Documentos Relacionados