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Formação e-learning em competências de comunicação em estudantes de fisioterapia: estudo quasi-experimental

Autor(es): Almeida Santos, Leonor ; Meneses, Rute ; Couto, Germano ; Santos, Cristina Costa

Data: 2022

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10284/12051

Origem: Repositório Institucional - Universidade Fernando Pessoa

Assunto(s): Comunicação em saúde; Fisioterapia; Ensino superior; Cuidado centrado no paciente; Empatia; Health communication; Physical therapy; Higher education; Patient-centered care; Empathy; Comunicación en salud; Educación superior; Atención dirigida al paciente; Empatía


Descrição

Introdução: O processo terapêutico requer do fisioterapeuta competências para além das do domínio técnico. As competências de comunicação clínica/em saúde, comprovadamente em contínuo desenvolvimento desde a fase inicial de formação, determinam a importância do seu ensino pré-graduado. Objetivo: Avaliar a eficácia de um programa de treino de competências de comunicação clínica/em saúde para alunos de fisioterapia. Métodos: Estudo Quasi-experimental. Participaram 34 alunos de fisioterapia da Escola Superior de Saúde- Fernando Pessoa. Aplicação das escalas Índice de Reatividade Interpessoal (IRI) e Patient-Practioner Orientation Scale (PPOS) pré e pós intervenção; formação elearning, estruturada em oito módulos em sessões assíncronas e síncronas, num total de 16 horas. Resultados: Verificou-se um aumento estatisticamente significativo na componente Sharing da PPOS nas participantes do sexo feminino. Constatou-se uma diminuição no total do IRI, com aumento da empatia cognitiva e empatia afectiva, bem como um aumento no total da PPOS e em ambas as subescalas (Sharing e Caring), embora sem significância estatística. A utilização da plataforma Moodle® foi considerada “facilíssima” por 79% dos participantes e 50% considerou que o formato online facilitou “totalmente” a aprendizagem. Conclusão: É premente a procura de alternativas que permitam evitar o decréscimo da comunicação empática. A dificuldade das componentes práticas, sugere que um modelo misto, em formato b-learning, poderá ser uma opção ao e-learning no ensino de competências de comunicação clínica/em saúde em estudantes de fisioterapia.

Tipo de Documento Artigo científico
Idioma Português
Contribuidor(es) Repositório Institucional da Fernando Pessoa
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