Author(s): Silva, Ana Paula Mendes da
Date: 2014
Origin: Oasisbr
Subject(s): Oficinas literárias; Escrita coletiva; Escritores; Identidade sujeito-escritor
Author(s): Silva, Ana Paula Mendes da
Date: 2014
Origin: Oasisbr
Subject(s): Oficinas literárias; Escrita coletiva; Escritores; Identidade sujeito-escritor
Monografia (graduação)-Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, 2013.
Submitted by Laura Maria da Conceição Neta (laurinha.to@gmail.com) on 2014-11-04T19:24:29Z No. of bitstreams: 1 2013_AnaPaulaMendesdaSilva.pdf: 1007507 bytes, checksum: 26b2a42793689afe5e83bcfee9aac8b5 (MD5)
Approved for entry into archive by Ruthlea Nascimento(ruthlea.nascimento@gmail.com) on 2014-11-17T19:28:21Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2013_AnaPaulaMendesdaSilva.pdf: 1007507 bytes, checksum: 26b2a42793689afe5e83bcfee9aac8b5 (MD5)
Made available in DSpace on 2014-11-17T19:28:21Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2013_AnaPaulaMendesdaSilva.pdf: 1007507 bytes, checksum: 26b2a42793689afe5e83bcfee9aac8b5 (MD5)
Neste trabalho, busca-se analisar a mudança/fortalecimento da identidade sujeito-escritor durante as reescritas coletivas de alunos participantes do projeto intitulado Roda de Reescrita. O apoio pedagógico foi encontrado nas Olimpíadas de Língua Portuguesa, coleção Poetas da escola (OLP, 2010) para a realização de oficinas que serviram de referência e motivação para a produção textual. O corpus foi constituído dos textos dos referidos participantes. Como fundamentos teórico-metodológicos recorri principalmente à Análise Crítica do Discurso (Fairclough, 1992), à da teoria dos gêneros textuais (Marcuschi, 2006, 2008); às reflexões sobre ideologia (Thompson, 1995), aos acertos da Conscientização Crítica da Linguagem (Dias, 2011). Por meio da pesquisa qualitativa de conteúdo, constatei que por meio de um ambiente diálogo é possível tornar o sujeito-escritor menos engessado, mais criativo e autônomo durante o processo de (re)escrita de textos coletivamente.
This work seeks to analyze the changing / strengthening the identity of subject-writer during rewritten collective of students participating in the project titled Roda de Reescritaeel. Teaching support was found in the collection Poetas da escola (OLP 2010) to conduct workshops that served as reference and motivation for textual production. The corpus consisted of texts of the participants. As theoretical and methodological resorted mainly to Critical Analysis of Speech (Fairclough, 1992), the theory of textual genres (Marcuschi, 2006, 2008), the reflections on ideology (Thompson, 1995), the hits Critical Language Awareness (Dias, 2011). Through qualitative research content, I found that through a dialogue environment can make the subject less cast-writer, more creative and autonomous during the process of (re) writing of texts collectively.