Detalhes do Documento

Stresse, coping resiliente e suporte social em estudantes do ensino superior

Autor(es): Vara, Natália ; Pimentel, Maria Helena ; Fernandes, Adília ; Queirós, Cristina

Data: 2018

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10198/20983

Origem: Biblioteca Digital do IPB

Assunto(s): Stress; Coping resiliente; Suporte social; Estudantes; Ensino superior


Descrição

A entrada para o ensino superior pode ser uma experiência geradora de stress, dependendo da forma como o estudante lida com as exigências e do suporte social que possui. Apesar do stresse, a capacidade de enfrentar situações adversas facilita uma adaptação positiva (Pais-Ribeiro et al., 2004; Sinclair & Wallston, 2004; Wagnild & Collins, 2009). Pretende-se identificar: os níveis de stress, coping resiliente e suporte social em estudantes universitários da FPCEUP e do IPB, bem como suas relações. Estudo quantitativo, descritivo e correlacional, com recurso a questões de caracterização sociodemográfica, Escala de Stress Percebido (PSS; Trigo et al., 2010), Escala de Satisfação com o Suporte Social (ESSS; Ferreira et al., 2004) e Escala Breve de Coping Resiliente (BRCS; Pais-Ribeiro & Morais, 2010), aplicados a 293 estudantes (84% do sexo feminino, 33% provenientes do meio rural, 55% colocados na sua primeira opção de candidatura, e com uma média de idade de 21,1 anos). Detetou-se stresse moderado e moderado coping resiliente, bem como elevada satisfação com o suporte social. A análise de regressão demonstrou que a satisfação com o suporte social e o coping resiliente são preditores de stress (20% e 16% respetivamente) sendo a dimensão intimidade a que melhor prediz (22%). Confirma-se que os contextos académicos aliados a novas exigências podem constituir experiências stressantes, alertando para a necessidade de promover o coping resiliente e o suporte social como variáveis protetoras da saúde mental e bem-estar dos estudantes no ensino superior

Tipo de Documento Objeto de conferência
Idioma Português
Contribuidor(es) Biblioteca Digital do IPB
Licença CC
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Documentos Relacionados