Autor(es):
Queirós, Telma Maria Gonçalves ; Ribeiro, Maria do Céu
Data: 2018
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10198/22431
Origem: Biblioteca Digital do IPB
Assunto(s): Género; Formação inicial de docentes; 1º e 2º ciclos do ensino básico
Descrição
No contexto das atuais políticas sociais e educativas, pautadas por valores de cidadania e de igualdade de oportunidades, é de decisiva importância formar docentes profissionalmente competentes que possuam uma sólida formação pessoal, social e ética. O processo de Bolonha tem colocado novos desafios e proporcionado novas oportunidades para o ensino superior repensar a Formação Inicial de Docentes (FID). Também tem sido evidenciada a necessidade de as questões da igualdade de género estarem presentes na formação para a docência. Assim, um dos desafios da formação relaciona-se com a integração da dimensão de género, enquanto motivo de equidade, no currículo de formação. A investigação tem demonstrado que as atividades pedagógicas em contexto escolar contribuem para reforçar comportamentos adequados ao género, genderizados. Em Portugal, apesar dos/as docentes afirmarem que criam igualdade de oportunidades para todas as crianças, revelam estereótipos de género em comportamentos e práticas. Alguns estudos identificam os programas de FID como locais de reprodução de discursos e práticas genderizadas. Os/as docentes necessitam entender as políticas de género e de como elas influenciam o seu ensino, para as contestar. Assim sendo, é objetivo deste estudo: (i) analisar se as questões de género são referenciadas nos planos de estudo e nas unidades curriculares (UC) dos cursos que habilitam para a docência em ensino do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico (CEB), em todos os institutos politécnicos da região norte de Portugal. Na presente investigação, a amostra é constituída pelos planos de estudo e programas das UC dos cursos que habilitam para a docência em ensino do 1º e 2º CEB em todos os institutos 328 politécnicos da região norte de Portugal. Recorreu-se à metodologia de âmbito qualitativo, sendo que a análise documental foi organizada em 3 categorias: i) UC (semestre e ECTS); ii) componentes do programa das UC onde é feita referência ao género (resultados de aprendizagem, e competências, conteúdos, metodologia de ensino, referências bibliográficas) e; número de ocorrências da palavra género ou outras palavras associadas a esta (ex.: sexo). Sendo notória a exígua investigação que cruze género e formação de docentes, e afirmada a importância da formação inicial no desenvolvimento profissional dos/as docentes, a presente investigação assume-se como um contributo no debelar desta lacuna no contexto nacional.