Document details

O olhar dos formandos sobre a sua ação educativa em prática de ensino supervisionada

Author(s): Ribeiro, Maria do Céu ; Queirós, Telma Maria Gonçalves

Date: 2018

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10198/22436

Origin: Biblioteca Digital do IPB

Subject(s): Prática de ensino supervisionada


Description

A formação inicial de professores é da competência das instituições de ensino superior, às quais são atribuídas funções para que a formação se desenvolva, por forma a dar resposta às exigências da escola e dos cidadãos que a integram. Neste enquadramento, a formação inicial constitui-se como uma etapa importante no processo de aprender a ensinar, porque promove e possibilita a construção do conhecimento profissional, mas também favorece o desenvolvimento de capacidades, disposições e atitudes com o objetivo de preparar os formandos para a realização eficaz da sua ação educativa em sala de aula. A imersão na prática pedagógica, em contexto de prática de ensino supervisionada, configura-se como um momento chave da formação do futuro professor, pelas experiências e vivências que proporciona, e pela singularidade do momento que permite uma transição mais suave com esta passagem de aluno a professor. O presente estudo centra-se na autoavaliação da ação educativa do formando em contexto de prática de ensino supervisionada. Este é desenvolvido com mestrandos da formação inicial de professores, onde se procura conhecer a perceção dos formandos sobre alguns aspetos da relação pedagógica, mais concretamente sobre a planificacão da aula centrada nos seus principais momentos, preparação e planificacão¸ao, início da aula, desenvolvimento da aula e final da aula. Como instrumento de recolha de dados, recorremos a um instrumento de auto-observação/reflexão que se constitui como uma check-list de competências e procedimentos de gestão de sala de aula, com uso de uma escala de três itens, referentes à ocorrência dos mesmos (Sim/Não/`As vezes). Este instrumento foi adaptado de Freire & Amado (2009). O estudo tem como público-alvo os formandos do mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.o Ciclo de Ensino Básico e do mestrado em Ensino do 1.o Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.o Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação de Bragança. O estudo integra-se no paradigma qualitativo. Os resultados obtidos deixam transparecer algumas dificuldades na articulação entre os diferentes momentos da aula, sobretudo na organização temporal e no desenvolvimento da aula, com maior incidência no item vigilância e manutenção do ritmo da aula. No entanto, os itens perguntas e explicações e atividades e conteúdos também apresentam algumas fragilidades, que serão objeto de reflexão em contexto de seminário.

Document Type Conference object
Language Portuguese
Contributor(s) Biblioteca Digital do IPB
CC Licence
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents