Document details

Saúde mental, atitudes e comportamentos de saúde no ensino superior em estudantes africanos e portugueses

Author(s): Galvão, Ana Maria ; Mata, Maria Augusta ; Pinheiro, Marco

Date: 2020

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10198/23114

Origin: Biblioteca Digital do IPB

Subject(s): Saúde mental; comportamentos de saúde; Estudantes de ensino superio; Portugueses; Africanos


Description

O Instituto Politécnico de Bragança (IPB) é a instituição de ensino superior em Portugal com maior percentagem de alunos estrangeiros, sendo que a maior representação neste grupo cabe aos estudantes dos países africanos de expressão portuguesa. O gabinete clínico tem vindo a realizar vários estudos comparativos entre alunos portugueses e africanos para uma melhor identificação das necessidades específicas a cada um destes grupos. Procurou-se estudar os dois grupos - estudantes portugueses e africanos das licenciaturas do IPB - a nível da ansiedade, depressão e stress bem como das atitudes e comportamentos de saúde. A amostra é composta por 374 estudantes, dos quais 142 (38.0%) são portugueses e 232 (62.0%) africanos, maioritariamente de Cabo-Verde (n=153; 66.0%). Utilizou-se um questionário sociodemográfico, a Escala de Ansiedade, Depressão e Stresse (EADS-21) e o Questionário de Atitudes e Comportamentos de Saúde (QACS). Realizou-se um estudo quantitativo, transversal, descritivo e inferencial. Através dos testes de Mann-Whitney realizados, verifica-se que os estudantes portugueses apresentam pontuações estatisticamente significativas superiores, nas dimensões stress (M=6.30; DP=5.240; p=.006), e estilos de vida mais saudáveis nas áreas da Nutrição (M=15.2; DP=4.88; p=.001), Autocuidado (M=41.5; DP=8.82; p<.001), Segurança Motorizada (M=11.8; DP=2.94; p<.001) e Uso de Drogas ou Similares (M=21.7; DP=4.98; p=.002). Na dimensão Exercício Físico são os estudantes africanos a pontuar mais alto (M=8.36; DP=3.80; p=.007). (rs < .20). Conclui-se que os estudantes africanos apresentam níveis de atitudes e comportamentos de saúde que sugerem a necessidade de implementação prioritária de programas de intervenção psicossocial e de literacia em saúde, específicos para estes estudantes.

Document Type Conference paper
Language Portuguese
Contributor(s) Biblioteca Digital do IPB
CC Licence
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