Autor(es):
Costa, Cátia Sofia Afonso ; Pina, João ; Galvão, Ana Maria ; Rodríguez-Escanciano, Susana
Data: 2021
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10198/23764
Origem: Biblioteca Digital do IPB
Assunto(s): Competências emocionais; Prática de enfermagem
Descrição
Perante as exigências constantes e contínuas dos diferentes ambientes da prática de cuidados, bem como, a presença de clientes mais des(informados), levam a que os enfermeiros se encontrem munidos de um conjunto de competências emocionais que facilitem as suas intervenções, através de uma melhor e mais adequada compreensão das reais necessidades dos clientes. Estas competências emocionais, essencialmente divididas em dois grandes âmbitos - pessoais e sociais – permitirão ao enfermeiro o conhecimento mais objetivo da sua autoconsciência e processo de autogestão para facilitar a identificação de fatores que podem interferir no relacionamento com o cliente e/ou equipa multidisciplinar, assim como, compreender os comportamentos, motivações e estados de humor que, eventualmente, lhe poderão ser presenteados. O processo de relação de ajuda, aspeto primordial da prática de enfermagem é, assim, influenciado e construído pelo enfermeiro que consiga gerir as suas idiossincrasias, otimizando o reconhecimento intrapessoal acerca dos seus recursos e limites pessoais e profissionais na relação terapêutica consciencializando, concomitantemente, a sua influência pessoal, individual e personalizada, na mesma.