Document details

Leitura e interpretação de tabelas de frequências por futuros professores dos primeiros anos escolares

Author(s): Fernandes, José António ; Barros, Paula Maria

Date: 2022

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10198/27464

Origin: Biblioteca Digital do IPB

Subject(s): Ler e interpretar; Tabelas de frequências; Futuros professores; Primeiros anos escolares


Description

Neste artigo estuda-se o desempenho de estudantes, futuros professores dos primeiros anos escolares, na leitura e interpretação de tabelas de frequências. Participaram no estudo 30 estudantes que frequentavam o 1.º ou 2.º ano do curso de Licenciatura em Educação Básica de uma Escola Superior de Educação do norte de Portugal. Os dados foram obtidos através da aplicação de um questionário envolvendo a construção e a leitura e interpretação de tabelas de frequências. Aqui exploram-se somente as questões relativas à leitura e interpretação de três tabelas, envolvendo frequências absolutas simples, frequências relativas acumuladas e frequências absolutas simples numa tabela de dupla entrada. Do estudo, destacam-se os dois principais resultados obtidos: 1) de entre os tipos de frequências, os estudantes foram mais sucedidos em ler e interpretar frequências absolutas simples e tiveram muitas dificuldades na tabela de frequências relativas acumuladas; e 2) de entre os níveis de leitura e interpretação de tabelas, os estudantes foram mais sucedidos no nível ler os dados e tiveram muitas dificuldades no nível de ler entre os dados. Face a tais dificuldades, os futuros professores devem aprofundar as suas capacidades para operar com frequências, relacionar frequências simples e acumuladas e interpretar frequências.

Document Type Journal article
Language Portuguese
Contributor(s) Biblioteca Digital do IPB
CC Licence
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents