Document details

A Participação Cívica e Social nas Universidades Seniores: A Perceção dos Líderes e Professores

Author(s): Cramês, Luísa ; Santos, Graça ; Loureiro, Armando

Date: 2024

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10198/30079

Origin: Biblioteca Digital do IPB

Subject(s): Participação cívica e social; Universidades seniores; Líderes; Professores


Description

Esta comunicação insere-se numa investigação desenvolvida no âmbito do doutoramento em Ciências da Educação, que tem como objetivo principal analisar criticamente a forma como as Universidades Seniores (US) do Nordeste Transmontano promovem a participação cívica e social dos adultos mais velhos. A investigação inclui dois estudos, sendo que nesta comunicação pretendemos apresentar o segundo estudo, que visa dar a conhecer como as US, através da voz dos líderes e dos professores valorizam a participação cívica e social das pessoas mais velhas, pelo que se torna necessário clarificar estes conceitos A metodologia adotada foi de natureza qualitativa, descritiva com análise de conteúdo das respostas dos participantes (Bardin, 2015). Como instrumento de recolha de dados utilizou-se a entrevista semiestruturada, realizada com base num guião elaborado para o efeito. Na análise de conteúdo foram consideradas duas categorias definidas a priori: i) oferta formativa, que inclui duas subcategorias - oferta formativa (2023/2024); participação na elaboração/organização do plano de atividades; ii) participação cívica e social, que engloba seis subcategorias - perceção sobre participação cívica e social; participação; comunidade; efeitos da participação; contributos; estratégias. Neste estudo participaram duas US, selecionadas com base na aplicação de critérios específicos. Como resultados, esperamos encontrar exemplos indicados pelos líderes e professores sobre a forma como se realiza a participação cívica e social sustentada em momentos de interação intergeracional e de divulgação da US à comunidade. Outro resultado esperado incide sobre a referência a projetos e iniciativas dos alunos das US com impacto na comunidade.

Document Type Conference object
Language Portuguese
Contributor(s) Biblioteca Digital do IPB
CC Licence
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents