Autor(es):
Santiago, Cesário Luís Nobre
Data: 2024
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10198/34357
Origem: Biblioteca Digital do IPB
Assunto(s): Produtos biológicos; Alimentos; Sustentabilidade; Desenvolvimento sustentável; Saúde; Ambiente; Consumidor
Descrição
Identificar fatores sustentáveis com impacto na intenção compra de alimentos biológicos foi o tema escolhido para o presente estudo, devido ao facto, do consumo de alimentos biológicos ser um tema bastante atual, pois a procura destes produtos peculiares tem vindo a aumentar ao longo dos últimos anos em Portugal e a nível mundial. O objetivo genérico desta investigação é contribuir para a produção de conhecimento sobre as atitudes, preferências, hábitos e comportamentos do consumidor português em relação aos alimentos biológicos. A recolha de dados, realizada através da utilização de um questionário (online) decorreu entre 9 de janeiro de 2024 a 6 de fevereiro de 2024. Foi obtida uma amostra constituída por 413 consumidores de nacionalidade portuguesa. A média de idades registada foi 44,7 anos (DP = 11.069 anos), a mediana e a moda foram 47 e 48 anos, respetivamente. A maioria dos inquiridos vivia nos distritos de Bragança (64,0%), Porto (10,4%) e Vila Real (5,1%) e residia em meio urbano (69,2%). Os resultados revelaram que a maioria dos consumidores tinha um nível de conhecimento positivo acerca de alimentos biológicos (83,8%) e identificava o logotipo biológico da União Europeia (68,0%). Os legumes frescos (62,7%) e as frutas frescas (59,6%) eram os produtos mais frequentemente consumidos e eram, por norma, adquiridos diretamente ao produtor (50,5%). Os resultados desta investigação demonstraram que as atitudes, as preocupações ambientais, a consciência da saúde e o preço percebido, para além de terem um impacto positivo, explicavam, em 57,5%, a intenção de compra de produtos biológicos. Ademais, as mulheres registaram maior preocupação ambiental e melhor compreensão relativamente ao preço praticado e associado aos alimentos biológicos. Por fim, quem já experimentou ou consumiu produtos biológicos manifestou maior intenção de compra, assim como maior preocupação ambiental, maior consciência de saúde e melhor compreensão e, consequentemente, atribuía maior importância ao preço percebido, comparativamente aos não consumidores de alimentos biológicos.