Detalhes do Documento

Inteligência artificial na educação: desafios e implicações para o ambiente escolar

Autor(es): Faustino, Florêncio ; Silva, Constantino ; Gonçalves, Bruno F.

Data: 2025

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10198/34712

Origem: Biblioteca Digital do IPB

Assunto(s): Alunos; Educação; Inteligência Artificial; Professores; Tecnologias Digitais


Descrição

Nos últimos anos, temos assistido a uma revolução tecnológica que está transformando radicalmente a maneira como as pessoas aprendem e os educadores ensinam. Um dos avanços tecnológicos mais promissores nesse campo é a inteligência artificial. Pesquisas nesse campo podem influenciar políticas educacionais, garantindo que as regulamentações estejam alinhadas com as melhores práticas. Este artigo tem como objectivo discutir a integração da inteligência artificial na educação, bem como as suas implicações do uso dessa tecnologia em ambientes educativos. Em termos de metodologia, optou-se pela pesquisa bibliográfica, baseada em consultas de obras científicas. Em termos de conclusões, a partir deste artigo, percebemos que a inteligência artificial tem um potencial de revolucionar a educação e traz benefícios significativos, mas também conduz desafios enormes que exigem muita atenção. Dentre as principais implicações ou riscos da IA na educação destaca-se a dependência excessiva da IA na educação que pode criar uma lacuna digital. Para além desta implicação, sinaliza-se a digitalização de tarefas educacionais por meio da IA que pode levantar preocupações sobre a substituição de professores. Por fim, destaca-se o facto que a IA pode ser usada para criar conteúdo falso, como trabalhos de pesquisa ou respostas a exames, representando um risco a ética e desonestidade académica.

Tipo de Documento Artigo científico
Idioma Português
Contribuidor(es) Biblioteca Digital do IPB
Licença CC
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Documentos Relacionados

Não existem documentos relacionados.