Author(s): Mesquita, Elza
Date: 2010
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10198/3784
Origin: Biblioteca Digital do IPB
Subject(s): Competências docentes; Profissão docente; Formação inicial
Author(s): Mesquita, Elza
Date: 2010
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10198/3784
Origin: Biblioteca Digital do IPB
Subject(s): Competências docentes; Profissão docente; Formação inicial
No presente artigo tecem-se algumas reflexões que emergiram de uma investigação. Esta incidiu no estudo das representações dos sujeitos e foi realizado com formandos da formação inicial de professores, com um curso de licenciatura das variantes (e em vigor até à implementação do processo de Bolonha). Procurou-se conhecer o que os futuros professores pensavam sobre a profissão docente e sobre as competências necessárias ao exercício profissional e identificar os contributos da formação inicial, percebidos pelos mesmos, na construção de competências profissionais. O estudo seguiu uma linha qualitativa e, para a recolha dos dados, recorreu-se a entrevistas semidirectivas. Estas foram submetidas à análise de conteúdo, o que deu origem a temáticas onde emergiram como considerações mais relevantes: a natureza multidimensional da profissão docente; as múltiplas competências pessoais/profissionais necessárias ao exercício da docência; as fragilidades do modelo de formação para dois ciclos de ensino; e a fundamental articulação entre os saberes teóricos e a prática profissional.