Document details

Formação inicial, profissão docente e competências para a docência: a visão dos futuros professores

Author(s): Mesquita, Elza

Date: 2010

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10198/3784

Origin: Biblioteca Digital do IPB

Subject(s): Competências docentes; Profissão docente; Formação inicial


Description

No presente artigo tecem-se algumas reflexões que emergiram de uma investigação. Esta incidiu no estudo das representações dos sujeitos e foi realizado com formandos da formação inicial de professores, com um curso de licenciatura das variantes (e em vigor até à implementação do processo de Bolonha). Procurou-se conhecer o que os futuros professores pensavam sobre a profissão docente e sobre as competências necessárias ao exercício profissional e identificar os contributos da formação inicial, percebidos pelos mesmos, na construção de competências profissionais. O estudo seguiu uma linha qualitativa e, para a recolha dos dados, recorreu-se a entrevistas semidirectivas. Estas foram submetidas à análise de conteúdo, o que deu origem a temáticas onde emergiram como considerações mais relevantes: a natureza multidimensional da profissão docente; as múltiplas competências pessoais/profissionais necessárias ao exercício da docência; as fragilidades do modelo de formação para dois ciclos de ensino; e a fundamental articulação entre os saberes teóricos e a prática profissional.

Document Type Journal article
Language Portuguese
Contributor(s) Biblioteca Digital do IPB
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo