Autor(es): Freire-Ribeiro, Ilda
Data: 2012
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10198/9662
Origem: Biblioteca Digital do IPB
Assunto(s): Direitos da criança; Participação; Cidadania; Educação
Autor(es): Freire-Ribeiro, Ilda
Data: 2012
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10198/9662
Origem: Biblioteca Digital do IPB
Assunto(s): Direitos da criança; Participação; Cidadania; Educação
A presente investigação pretendeu estudar as conceções que as crianças possuem sobre os seus direitos e a compreensão real sobre o seu significado. Optou-se por uma abordagem de natureza qualitativa e os dados foram recolhidos através da análise e discussão do discurso oral de 38 crianças com idades compreendidas entre os 9 e os 11 anos de idade. Os resultados mostram que apesar de haver crianças que revelam um nível de entendimento maior em relação a estas questões, há outras menos esclarecidas e como tal as conclusões apontam para a necessidade de maior esclarecimento e mais divulgação dos direitos da criança sendo relevante a adoção de estratégias pedagógicas de participação, no sentido de (des)construir alguns conceitos pré-definidos sobre as visões das crianças no mundo.