Document details

Prática de ensino supervisionada em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico

Author(s): Sauane, Paulo António Freixeda

Date: 2014

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10198/9933

Origin: Biblioteca Digital do IPB

Subject(s): Educação Musical; Ensino Básico; Prática de ensino supervisionada; Experiencias de ensino/aprendizagem


Description

Este é o relato de experiências de ensino-aprendizagem desenvolvidas ao longo da Prática de Ensino Supervisionada, no âmbito do mestrado de Ensino de Educação Musical no Ensino Básico, ministrado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança. Estas experiências desdobraram-se em três estágios profissionais, durante os anos letivos de 2010/2011 e 2011/2012, no 1º, 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico, nas escolas E.B.1 de Vila Nova de Foz Côa, E.B.2,3 D. Manuel de Faria e Sousa – Felgueiras e na E.B. 2,3 Amadeu de Souza Cardozo de Telões – Amarante, respetivamente. Nesta intervenção foi privilegiado o recurso ao Instrumental Orff como estratégia de promoção de uma formação musical adequada. Pretendeu-se, através do contacto com os diferentes instrumentos Orff, contribuir para a sensibilização artística e para aquisição de competências musicais a nível dos três Ciclos do Ensino Básico. Como resultados, as estratégias adotadas revelaram ter sido eficaz na medida em que o processo pedagógico foi concretizado de modo satisfatório.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Contributor(s) Biblioteca Digital do IPB; Alves, Vasco
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo