Document details

O Turismo Religioso na Cidade de Braga: O Caso da Semana Santa

Author(s): Costa, Teresa Margarida Pereira da

Date: 2023

Persistent ID: http://hdl.handle.net/11110/2558

Origin: CiencIPCA

Subject(s): Turismo Religioso; Braga; Turismo cultural; Semana Santa


Description

A Semana Santa da cidade de Braga é considerada a principal atração turística da cidade, é um evento que decorre todos os anos por ocasião das celebrações religiosas da Páscoa. O objetivo central desta investigação consiste em identificar e compreender os principais impactos que este evento tem na cidade de Braga. Para alcançar este objetivo central foram criados objetivos específicos, nomeadamente, compreender os conceitos turismo cultural e turismo religioso, perceber o perfil dos turistas religiosos, identificar a diferença entre excursionistas e turistas e avaliar o impacto social e económico do turismo religioso e da Semana Santa na cidade de Braga. Metodologicamente foram elaboradas nove (9) entrevistas a diferentes atores turísticos, acompanhada por uma revisão de literatura inerentes a estes temas em estudo. Pode-se verificar que, de uma forma geral, este evento gera um grande fluxo de visitantes dinamizando economicamente, social e culturalmente a cidade, uma vez, que este evento tem a capacidade de proporcionar uma experiência bastante positiva aos visitantes. Os resultados concluídos permitem mostrar que este evento tem diversos impactos económicos, nomeadamente a criação de emprego, aumento do volume de vendas, aumento do consumo de produtos locais e a divulgação da imagem como destino. Relativamente aos impactos sociais é relevante destacar a diminuição do desemprego, a melhoria e desenvolvimento de infraestruturas, o aumento do nível de formação e mão de obra e, consequentemente, o aumento da qualidade de vida uma vez que este evento traz á cidade bastante movimento e vida cultural. No entanto, ainda existe algum trabalho que será necessário ser feito relativamente ao envolvimento dos mercados turísticos no evento, uma vez que existem algumas práticas a ser adaptadas aos mercados.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents