Autor(es):
Botelho, Renata Tavares
Data: 2016
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.26/12299
Origem: Instituto Politécnico de Portalegre
Assunto(s): Literatura infantil; Emoções; Desenvolvimento emocional Infantil; Children's literature; Children's emotional development; emotions
Descrição
A presente investigação apresenta a descrição e reflexão de todo o percurso vivido e experienciado numa sala de jardim-de-infância. Esta investigação permite-nos reconhecer a importância de uma abordagem emocional em contexto Pré-Escolar. Tendo em conta que as emoções se manifestam nas crianças numa idade ainda muito precoce, torna-se necessário que o educador promova atividades que desenvolvam o reconhecimento e posteriormente o controlo das emoções, uma vez que é importante que a criança adquira essas competências para uma vida com mais confiança, bem-estar, motivação e auto-estima. Uma vez que o livro infantil possui várias potencialidades e especificidades, pode ser utilizado como um elemento promotor do desenvolvimento emocional uma vez que as histórias permitem o desenvolvimento de capacidades literácitas e emocionais. Deste modo, cabe ao educador selecionar livros com qualidade estético-literária que permitam à criança desenvolver a sua imaginação, criatividade e curiosidade. Com o desenvolvimento deste Projeto, foi possível confirmar a importância que têm as emoções e a literatura infantil no Jardim-de-infância e como podem contribuir para um ambiente estável e harmonioso quer entre as crianças quer entre criança e educador.