Author(s):
Lourenço, Tânia ; Charepe, Zaida ; Pestana, C. B. ; Rabiais, Isabel ; Alvarez, Enrique Jesús Sáez ; Abreu-Figueiredo, R. ; Deodato, Sérgio
Date: 2021
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/38032
Origin: Escola Superior de Enfermagem de S. José de Cluny
Subject(s): Esperança; Adaptação Psicológica; Estudantes de Enfermagem; Educação à Distância; COVID-19
Description
Objetivo: analisar as relações entre a esperança e o bem-estar psicológico de estudantes de enfermagem portugueses durante a crise pandêmica pela COVID-19. Método: estudo descritivo-correlacional, com recurso a questionário online para coleta de dados. Participaram 705 estudantes de enfermagem com idade média de 21,74 anos (DP=4,44). Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram a Escala de Esperança de Herth (HHI-PT) e a Escala de Medida de Manifestação de Bem-Estar Psicológico (EMMBEP). Foi utilizada a estatística descritiva e inferencial. Resultados: na HHI-PT, o domínio afectivo-comportamental obteve a pontuação média mais alta, 3,30 (DP=0,45); no EMMBEP, foi o domínio sociabilidade, 3,64 (DP=0,77). Havia correlações moderadas a fortes (0,383