Author(s):
Kilson, Gabriel Almeida
Date: 2022
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/43989
Origin: Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril
Subject(s): Hotelaria; Marca do empregador; Teoria do Sinal; Websites; Anúncios de Trabalho; Hotel Industry; Employer Branding; Signalling Theory; Job Advertisement
Description
Os colaboradores exercem um papel fulcral no sucesso da marca dos hotéis. Existe um número incontável de marcas de hotéis, cada uma com as suas características únicas, o que requer diferentes colaboradores para darem vida às suas promessas. Estes devem estar em sintonia com os valores e requisitos da marca do hotel de modo a poderem representá-la adequadamente durante a interação com os hóspedes. Os gestores devem comunicar corretamente as suas employer brands de modo a atrair os colaboradores desejados. As empresas enviam sinais sobre o seu posicionamento enquanto empregadoras sempre que utilizam um meio de comunicação online. Estas devem apresentar aos potencias candidatos informações claras e precisas de modo a permitir-lhes avaliar a sua afinidade com a empresa mesmo antes de se candidatarem. Assim, a hipótese de ocorrer um emparelhamento entre os colaboradores e os seus empregadores aumenta. Os gestores devem tomar especial atenção à forma como comunicam o seu posicionamento enquanto empregadores de modo a potencializar ativamente este emparelhamento. Neste estudo, explorou-se como dez das maiores redes hoteleiras do mundo utilizam os seus websites de recrutamento para apresentar o seu posicionamento enquanto empregadoras. Paralelamente, analisou-se como estas redes comunicam aos seus potenciais colaboradores, através de anúncios de trabalho, os valores da empresa e os benefícios que estas oferecem. Para tal, seguiu-se um design qualitativo e adotou-se uma abordagem abdutiva. O presente estudo demonstrou, por meio de uma template analysis, que as redes hoteleiras avaliadas gerem explicitamente as suas estratégias de employer branding com o intuito de atraírem apenas colaboradores que partilham os seus valores e objetivos. Também revelou que os hotéis que promovem um ambiente de trabalho socialmente diverso são potencialmente mais atrativos enquanto empregadores. Finalmente, apresentam-se recomendações sobre como os gestores de hotéis podem melhorar a comunicação das suas employer brands através dos meios digitais.