Detalhes do Documento

Pré-natal coletivo mediado por tecnologia educativa: percepção de gestantes

Autor(es): Backes, Dirce Stein ; Medeiros, Leandro da Silva de ; Veiga, Andressa Caetano da ; Colomé, Juliana Silveira ; Backes, Marli Terezinha Stein ; Reis Santos, Margarida ; Zamberlan, Claudia

Data: 2023

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.26/47068

Origem: Escola Superior de Enfermagem do Porto

Assunto(s): Cuidado Pré-Natal; Atenção Primária à Saúde; Educação em Saúde; Pesquisa Qualitativa


Descrição

Objetivo: Conhecer a percepção de gestantes sobre o pré-natal coletivo mediado por tecnologia educativa, à luz do pensamento da complexidade. Método: Pesquisa qualitativa, exploratória e descritiva realizada entre os meses de agosto e novembro de 2022. Participaram da pesquisa 19 gestantes de uma Estratégia de Saúde da Família da região central do Rio Grande do Sul. Os dados foram coletados por meio de entrevista individual, após encontros de pré-natal e analisados pela técnica de análise temática. Resultados: Dos dados analisados resultaram três eixos temáticos: Assistência pré-natal: a necessária religação de saberes; Pré-natal coletivo: (re)construção colaborativa de vivências e práticas; e Tecnologia educacional: ferramenta indutora de autorreflexão e autoconhecimento. Conclusão: O pré-natal coletivo, mediado por tecnologia educativa, é capaz de induzir melhores práticas no percurso gravídico-puerperal pelo fomento de espaços colaborativos e compartilhados de construção do conhecimento e pela tomada de decisões autônomas e responsáveis.

Tipo de Documento Artigo científico
Idioma Português
Contribuidor(es) Repositório Comum
Licença CC
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Documentos Relacionados