Author(s): Ramos, Raquel ; Figueiredo, Aida ; Coelho, Ana
Date: 2015
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/47355
Origin: Instituto Politécnico de Coimbra
Subject(s): Affordances; Natureza; Risky play
Author(s): Ramos, Raquel ; Figueiredo, Aida ; Coelho, Ana
Date: 2015
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/47355
Origin: Instituto Politécnico de Coimbra
Subject(s): Affordances; Natureza; Risky play
O presente estudo enquadra-se na mudança que se tem assistido nos currículos internacionais, direcionada para as práticas educativas no exterior e associada à expansão, um pouco por todo o Mundo, das Forest/Nature Kindergarten. A revisão sistemática da literatura permitiu aprofundar o enquadramento teórico da tese de investigação em curso, tendo como objetivos: i) Identificar e caracterizar as principais teorias e princípios pedagógicos subjacentes às Forest/Nature Kindergarten; ii) e compreender e relacionar os conceitos affordances e risky play com a promoção de contextos exteriores de aprendizagem. Partiu-se da questão de investigação: “Quais os contributos das principais abordagens teóricas e conceitos subjacentes às Forest Kindergarten, para o desenvolvimento de práticas educativas em contextos natureza?” e através dos termos de pesquisa definidos e de critérios de inclusão e exclusão, definiu-se o corpus de análise, que se caracteriza por estudos recentes, desenvolvidos em diferentes contextos, desde a Europa, América e Oceânia. A técnica de análise de conteúdo temática permitiu identificar princípios pedagógicos, relacionados com o papel da natureza, dos atores educativos e da cultura, no processo de aprendizagem da criança e com a importância das affordances e do risky play para o desenvolvimento da criança, corroborando com autores clássicos que defendem a sua interação com o meio e o brincar livre. O estudo poderá contribuir para a valorização das Forest/Nature Kindergarten como modelos de inspiração e, consequentemente, fomentar a reflexão e questionamento por parte dos educadores, no que respeita à sua responsabilidade social e ética de criar oportunidades e experiências à criança, felizes e significativas.