Autor(es): Hugo Oliveira ; Valente, S. ; Rebola, F. ; Bonito, J.
Data: 2025
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.26/60135
Origem: Instituto Politécnico de Portalegre
Assunto(s): roteiro de entrevista; trabalho prático
Autor(es): Hugo Oliveira ; Valente, S. ; Rebola, F. ; Bonito, J.
Data: 2025
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.26/60135
Origem: Instituto Politécnico de Portalegre
Assunto(s): roteiro de entrevista; trabalho prático
O desenvolvimento do trabalho prático tem vindo a ser considerado pelos professores de ciências como uma metodologia intrinsecamente relacionada com a sua prática letiva. Algumas limitações e/ou constrangimentos, no entanto, são também identificados pelos professores. Por ser relevante conhecer a opinião destes agentes educativos sobre as múltiplas facetas do trabalho prático, este estudo teve por objetivo construir um inquérito por entrevista para avaliar as suas perceções sobre o trabalho prático na disciplina de Ciências Naturais (3.º ciclo do ensino básico). Partindo de uma revisão sistemática de literatura, é apresentado o processo de construção do inquérito por entrevista. O resultado obtido corresponde a um instrumento com 7 dimensões e 40 itens, validado por peritos e por pilotagem. As considerações finais acentuam a importância da validação do roteiro, de modo a assegurar fiabilidade da informação recolhida.