Detalhes do Documento

Leitura e compreensão leitora – estratégias, práticas e avaliação da leitura em contexto escolar

Autor(es): Balça, Ângela ; Souza, Renata Junqueira ; Guerreiro, Ana Crisitina

Data: 2016

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10174/18065

Origem: Repositório Científico da Universidade de Évora

Assunto(s): Leitura; Compreensão leitora; Estratégias de leitura; Avaliação da leitura


Descrição

Na presente investigação, aspirou-se contribuir para o entendimento do desempenho dos alunos portugueses de 9º ano, no Teste Intermédio de Língua Portuguesa 2010, no domínio da compreensão na leitura. Os objetivos do estudo eram conhecer as representações dos alunos sobre a leitura; saber se estes utilizavam estratégias de leitura para atingir uma melhor compreensão; perceber se os alunos consideravam a disciplina de Língua Portuguesa como promotora de aprendizagens transversais; avaliar o manual escolar, em relação à compreensão na leitura; e compreender a política da escola em relação à leitura. O estudo de caso desenvolveu-se por meio de inquérito por questionário a alunos de 9º ano e de análise documental. Os resultados propenderam para uma valorização moderada da leitura por parte dos alunos, assim como para incipientes práticas de ensino da compreensão na leitura, o que, provavelmente, se refletiu nos resultados pouco satisfatórios daqueles alunos no referido Teste.

Tipo de Documento Artigo científico
Idioma Português
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Documentos Relacionados

Não existem documentos relacionados.