Detalhes do Documento

Utilização de própolis como alternativa no controlo de mastites para garantir a qualidade do leite e proteção da saúde pública.

Autor(es): Andrade, NPC ; Costa, MM ; Laranjo, M ; Queiroga, Maria Cristina

Data: 2017

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10174/21596

Origem: Repositório Científico da Universidade de Évora

Assunto(s): Leite; Resistência a antimicrobianos; Própolis; Saúde pública


Descrição

Os antimicrobianos e antisséticos são utilizados para o controlo das mastites. Esta prática conduz a eliminação de resíduos no leite além de induzir a pressão de seleção sobre estirpes resistentes a antimicrobianos. A própolis é uma massa, utilizada para proteger as colmeias das abelhas (Apis mellifera), formada por resinas retiradas de vários vegetais, selecionadas de forma natural pelas abelhas. Este produto altamente variável, consoante os vegetais utilizados, apresenta colorações diversas e também qualidades antimicrobianas variáveis. O objetivo deste estudo foi testar a suscetibilidade, de isolados de Staphylococccus aureus provenientes de amostras de leite de cabras e ovelhas com mastite, a 16 antimicrobianos utilizados em Portugal no controlo desta doença, e analisar “in vitro” a ação antimicrobiana de extratos etanólicos de própolis (EEP).

FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia no âmbito do Projecto UID/AGR/00115/2013. M. Laranjo agradece a bolsa de Pós-Doutoramento da FCT (SFRH/BPD/108802/2015).

Tipo de Documento Artigo científico
Idioma Português
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Documentos Relacionados