Author(s): Lourenço, A. Afonso ; Valente, Sabina
Date: 2022
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10174/32489
Origin: Repositório Científico da Universidade de Évora
Subject(s): afetos; autorregulação da aprendizagem; relação pedagógica
Author(s): Lourenço, A. Afonso ; Valente, Sabina
Date: 2022
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10174/32489
Origin: Repositório Científico da Universidade de Évora
Subject(s): afetos; autorregulação da aprendizagem; relação pedagógica
O presente artigo teve por objetivo fazer uma abordagem de reflexão sobre a importância dos afetos na prática pedagógica, com o intuito de potenciar uma educação mais emotiva. Na perspetiva educativa, espera-se que a escola, na sua praxis nos diferentes espaços de ensino, consiga promover uma aprendizagem de excelência através de processos em que o aluno se aproprie, de forma autorregulada, dos conteúdos cognitivos. Tendo como referencial de abordagem as teorias de Vygotsky e Wallon, este contributo reflexivo realça a abrangência e pertinência para que este tema faça parte da agenda profissional de todos os que se dedicam à educação, com o objetivo de promover uma convivência de plena afetividade no processo de ensino e aprendizagem. Os comportamentos e atitudes são a essência na relação pedagógica e conferem um enorme impacto afetivo nos alunos, positivo ou negativo, dependendo da forma como essas interações são vivenciadas. Tendo em consideração a essencialidade da autorregulação da aprendizagem em contexto escolar, poder-se-á concluir que o afeto é o principal pilar da relação pedagógica, constituindo uma dimensão imprescindível na e para a educação de uma sociedade futura mais emotiva.