Autor(es): Fialho, Isabel
Data: 2023
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10174/33436
Origem: Repositório Científico da Universidade de Évora
Autor(es): Fialho, Isabel
Data: 2023
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10174/33436
Origem: Repositório Científico da Universidade de Évora
A avaliação não é um fim, mas sim um meio, um poderoso processo pedagógico, que pode influenciar significativamente o que e como os alunos aprendem, bem como o que e como os professores ensinam e, nesse sentido, constitui uma ferramenta para melhorar o ensino, as aprendizagens e os resultados. Assim, trazemos para a discussão algumas questões que podem ajudar na reflexão sobre conceções e práticas instituídas e compreender o potencial da avaliação pedagógica, despertando a necessidade de centrar a ação educativa em tarefas que possam cumprir uma tripla função: ser utilizada para os alunos aprenderem, para os professores ensinarem e para ambos avaliarem as aprendizagens. (Trans)formar as conceções e as práticas de avaliação impõe-se como uma consequência inevitável que exige um forte empenho profissional, uma profunda reflexão que conduza à reconstrução e reinvenção de novas abordagens pedagógicas, capazes de promoverem uma mudança na cultura de avaliação nas escolas.