Detalhes do Documento

Avaliar para melhorar aprendizagens e resultados

Autor(es): Fialho, Isabel

Data: 2023

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10174/33436

Origem: Repositório Científico da Universidade de Évora


Descrição

A avaliação não é um fim, mas sim um meio, um poderoso processo pedagógico, que pode influenciar significativamente o que e como os alunos aprendem, bem como o que e como os professores ensinam e, nesse sentido, constitui uma ferramenta para melhorar o ensino, as aprendizagens e os resultados. Assim, trazemos para a discussão algumas questões que podem ajudar na reflexão sobre conceções e práticas instituídas e compreender o potencial da avaliação pedagógica, despertando a necessidade de centrar a ação educativa em tarefas que possam cumprir uma tripla função: ser utilizada para os alunos aprenderem, para os professores ensinarem e para ambos avaliarem as aprendizagens. (Trans)formar as conceções e as práticas de avaliação impõe-se como uma consequência inevitável que exige um forte empenho profissional, uma profunda reflexão que conduza à reconstrução e reinvenção de novas abordagens pedagógicas, capazes de promoverem uma mudança na cultura de avaliação nas escolas.

Tipo de Documento Artigo científico
Idioma Português
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Documentos Relacionados