Author(s):
Candeias, Adelinda ; Portelada, António ; Carapeto, Maria João ; Grácio, Luísa ; Pires, Heldemerina ; Guerra, Cristina ; Costa, Nuno
Date: 2023
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10174/33970
Origin: Repositório Científico da Universidade de Évora
Subject(s): Dificuldades intelectuais e desenvolvimentais; Competências transversais; Qualidade de vida; Promoção de competências
Description
O trabalho que aqui se apresenta tem por objetivos: divulgar o projeto Cognition & Inclusion (Erasmus +) e os fundamentos teóricos que o sustentam; dar a conhecer as diferentes abordagens utilizadas, aspetos comuns entre elas e identificar aspetos fortes e menos fortes de cada uma delas. Como resultados verificámos que as várias abordagens apontam para a importância da existência de um ambiente seguro onde a empatia e a flexibilidade estejam presentes; referem a relevância da aprendizagem e de incentivar o “não ter medo” de arriscar; de promover a resiliência; de desenvolver competências cognitivas e afetivas e da criação de um grupo de trabalho coeso dentro das instituições.
Erasmus + (Comissão Europeia)