Author(s):
Duarte, Miguel ; Silva, Ana Rita ; Matias, Ana Rita
Date: 2023
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10174/34090
Origin: Repositório Científico da Universidade de Évora
Subject(s): prontidão para a escrita; WRITIC; pré-escolar; perceção parental; competência motora
Description
Uma das perturbações que afeta o desenvolvimento psicomotor das crianças em idade escolar é a Perturbação do Desenvolvimento da Coordenação que não só influencia o domínio motor, emocional e social, como também a aquisição de novas aprendizagens, especificamente, a escrita. Em crianças com esta perturbação, a componente motora da escrita encontra-se afetada, assim como outras habilidades motoras finas. Sabe-se que é no pré-escolar que a criança inicia o processo de preparação para a escrita, sendo fulcral identificar o mais precocemente possível fragilidades motoras inerentes à escrita. Para tal, este estudo propõs-se a avaliar a prontidão para a escrita de 43 crianças (28 meninos) com idades entre os 5 e os 6 anos (5,3 anos ± 0,474) pelo Writing Readiness Inventory Tool In Context e relacionar com a perceção dos pais sobre a competência motora dos filhos, pelo preenchimento do Developmental Coordination Disorder Questionnaire. Os resultados indicam que as crianças, em média, se encontram suficientemente preparadas para aprenderem a escrever. Relativamente à perceção dos pais, a média dos resultados sugere que os participantes não apresentam indícios de fragilidades na coordenação. Foi identificada uma correlação positiva forte entre o desempenho no WRITIC e a perceção dos pais sobre a competência motora.