Author(s):
Silva, Ana Rita ; Duarte, Miguel ; Matias, Ana Rita
Date: 2023
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10174/34105
Origin: Repositório Científico da Universidade de Évora
Subject(s): prontidão para a escrita; WRITIC; intensidade; pré escolar; comportamento
Description
A escrita, atividade gráfica complexa, compreende a interação de três grandes domínios (afetivo, cognitivo e motor) e tem diferentes fases de desenvolvimento, desde o rabisco à escrita intencional. A sua aprendizagem inicia-se pelas habilidades de pré-escrita. Sabe-se que a fase de pré-escrita decorre aproximadamente no mesmo período que o desenvolvimento emocional das crianças em pré-escolar. A criança que sofre emocionalmente não está predisposta para aprender, tendo impacto no sucesso escolar, especificamente, na escrita. Em Portugal, estudos que relacionam a prontidão para a escrita, especificamente, a força, pressão e postura corporal com o comportamento são escassos. Este estudo propõe-se a relacionar e caracterizar a intensidade da escrita de 50 crianças, no último ano do pré-escolar, cujos pais possam manifestar preocupações relativamente ao comportamento. Aplicou-se o Writing Readiness Inventory Tool In Context, para investigar a intensidade da escrita, e o Child Behaviour Checklist para traçar o perfil comportamental. Os resultados indicam que crianças com fragilidades significativas na componente motora da escrita manifestaram comportamentos de irrequietude, problemas de atenção e somatização, e traços obsessivos e esquizoides. Concluiu-se que existe relação entre a intensidade da escrita e o comportamento, influenciando o seu desempenho.