Detalhes do Documento

Aspectos formativos do PANOS – Palcos novos palavras novas: um olhar estrangeiro, inicial e tateante

Autor(es): Vidor, Heloíse ; Bezelga, Isabel

Data: 2024

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10174/35908

Origem: Repositório Científico da Universidade de Évora

Assunto(s): Pedagogia das Artes Cênicas; Dramaturgia contemporânea em língua portuguesa; Teatro juvenil


Descrição

Neste artigo são analisados aspectos formativos do projeto PANOS – Palcos novos palavras novas, desenvolvido pelo Teatro Nacional Dona Maria II de Lisboa/ Portugal, o qual estabelece cruzamentos entre teatro escolar e juvenil e novas dramaturgias. Com base na constatação de que o teatro juvenil é um campo a ser expandido e visibilizado nos estudos teatrais brasileiros e portugueses, refletiu-se sobre o trabalho com o texto escrito, o papel do(a) professor(a) encenador(a) na articulação da dramaturgia e da cena contemporânea e se preconizou um olhar expandido para o campo da Pedagogia das Artes Cênicas. A revisão teórica realizada, a leitura de dramaturgias do PANOS, as entrevistas e o acompanhamento in loco mostraram lacunas na investigação de cunho artístico e educacional voltadas para a juventude em Portugal; os desafios que um projeto como PANOS enfrenta e suscita e, principalmente, sua relevância para a ampliação das ações de ler, fazer, apreciar teatro e literatura dramática entre jovens.

Tipo de Documento Artigo científico
Idioma Português
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Documentos Relacionados

Não existem documentos relacionados.