Autor(es):
Tourinho, Isabelly ; Sousa, Andreia ; Joaquina Ramos, Isabel
Data: 2024
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10174/37068
Origem: Repositório Científico da Universidade de Évora
Assunto(s): Espaço não formal; Ensino; Ciências; Ecossistema; Alentejo
Descrição
Este estudo decorreu na Casa do Montado, situada em Évora, Portugal, um espaço de ensino não formal que recebe visitantes de todo o mundo. Este tipo de ensino é fiel aos valores de construção de identidade coletiva e promove a compreensão das diferenças em distintos contextos culturais. Assim sendo, a pesquisa pretende verificar o contributo da Casa do Montado para a conservação da biodiversidade, desde sua inauguração em 2020 até 2023, recebendo um total de 455 visitantes. Para enriquecer a experiência dos visitantes, foram desenvolvidas estratégias organizacionais de dinamização do local em foco. Após a implementação, procedeu-se à análise das avaliações escritas, tanto físicas como online para os adultos, e disponibilizou-se um painel para desenhos destinado às crianças. Este estudo revelou uma melhoria significativa na dinâmica operacional da Casa do Montado e o seu contributo social, cultural e ambiental após a aplicação das práticas mencionadas.