Author(s): Castro, Diana ; Balça, Ângela
Date: 2025
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10174/37742
Origin: Repositório Científico da Universidade de Évora
Subject(s): Hora do Conto; Escola; Leitura
Author(s): Castro, Diana ; Balça, Ângela
Date: 2025
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10174/37742
Origin: Repositório Científico da Universidade de Évora
Subject(s): Hora do Conto; Escola; Leitura
O presente estudo realizou-se numa turma do 1.º ciclo do ensino básico e centrou-se na Hora do Conto. Os objetivos do estudo foram conhecer qual a visão dos docentes sobre a Hora do Conto, ampliar o repertório literário das crianças e analisar as reações das crianças em relação à Hora do Conto. A metodologia eleita foi uma aproximação à investigação-ação, valorizando-se a capacidade reflexiva do professor sobre a sua própria prática pedagógica. A observação participante permitiu a recolha de dados, bem como as entrevistas semi-estruturadas aos docentes e as vozes das crianças. Os resultados desta investigação mostram, em relação aos docentes, que estes não têm conhecimentos sobre a organização e a dinamização da Hora do Conto; em relação às crianças, os resultados mostram que a Hora do Conto potenciou o seu interesse pelas histórias, levando a uma maior procura pelos livros e pela leitura na sala.