Document details

Formação leitora de jovens brasileiros e portugueses: suportes, títulos e autores

Author(s): Batista, Patrícia ; Balça, Ângela ; Lima, Sheila

Date: 2025

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10174/37760

Origin: Repositório Científico da Universidade de Évora

Subject(s): Ensino de literatura; Suporte de leitura; Jovens; Escola


Description

Neste artigo, apresentamos a análise de um recorte dos dados de uma pesquisa realizada com jovens brasileiros e portugueses. O objetivo é identificar os suportes textuais utilizados para a leitura literária, bem como os autores e obras mais lidos por esse público, a fim de refletir sobre as influências subjacentes a essas escolhas. Para tanto, analisamos as respostas dadas a um questionário aplicado aos estudantes do último ano do Ensino Médio dos dois contextos. Trata-se de uma pesquisa exploratória, de natureza quantitativa e qualitativa, com aporte teórico em Barthes (2004), Balça e Costa (2017), Pennac (1993), Petit (2009), Todorov (2010), entre outros que discorrem sobre a temática. Os resultados mostram que os jovens preferem ler obras literárias no suporte impresso, as quais são eleitas, na maioria, conforme as exigências das instituições escolares e mercado editorial.

Document Type Journal article
Language Portuguese
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents