Author(s): Leite, Isabel
Date: 2025
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10174/38211
Origin: Repositório Científico da Universidade de Évora
Subject(s): Avaliação da leitura; Formação de professores; Recursos pedagógicos; Projeto LER
Author(s): Leite, Isabel
Date: 2025
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10174/38211
Origin: Repositório Científico da Universidade de Évora
Subject(s): Avaliação da leitura; Formação de professores; Recursos pedagógicos; Projeto LER
O projeto LER, da Fundação Belmiro de Azevedo, nasce do compromisso com a melhoria da educação, centrando-se na aprendizagem da leitura e escrita. Estudos como O impacto do professor na aprendizagem dos alunos (Balcão Reis et al. 2021) e análises da formação docente (Leite et al., 2022) destacaram a importância dos professores e revelaram lacunas na preparação inicial dos futuros docentes para o ensino da leitura e escrita. Hoje, o projeto possui três dimensões centrais: avaliação, formação e produção de recursos pedagógicos. A avaliação foca-se nos conhecimentos e capacidades das crianças em idade pré-escolar e nas habilidades iniciais de leitura e escrita, visando conhecer melhor a trajetória de aprendizagem em Portugal e identificar dificuldades precoces. A formação tem por objetivo contribuir para a atualização dos docentes e para uma melhor formação inicial de educadores e professores, reforçando os conhecimentos no domínio da linguística e psicolinguística, essenciais para ensinar a leitura e a escrita de forma eficaz. A plataforma LER e materiais de apoio oferecem conteúdos científicos e pedagógicos úteis para a prática letiva. Esta abordagem integrada pretende apoiar os docentes no seu esforço contínuo de desenvolvimento e atualização, assim como monitorizar a progressão dos alunos, com o objetivo último de melhorar a aquisição da literacia.