Autor(es): Correia, Sónia ; Cid, Marília
Data: 2013
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10174/8126
Origem: Repositório Científico da Universidade de Évora
Assunto(s): ensino; aprendizagem; evolução biológica
Autor(es): Correia, Sónia ; Cid, Marília
Data: 2013
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10174/8126
Origem: Repositório Científico da Universidade de Évora
Assunto(s): ensino; aprendizagem; evolução biológica
A teoria da evolução de Darwin tem sido o eixo integrador do pensamento biológico. Neste sentido, esta investigação teve como tema o ensino da evolução biológica e as aprendizagens realizadas, procurando dar resposta às seguintes questões: (i) Como é tratado pelos professores o tema evolução biológica na sala de aula? e (ii) Que aprendizagens são efectuadas pelos alunos sobre o tema evolução biológica? O estudo incidiu sobre duas turmas do 11.º ano, na disciplina de Biologia e Geologia, seguindo uma abordagem de estudo de caso. Utilizaram-se vários instrumentos de recolha de dados (questionário, entrevistas, teste de aprendizagens), de forma a aprofundar a análise e a triangular a informação obtida. Os resultados mostram que o ensino praticado era centrado no professor, existindo no entanto uma manifesta preocupação em envolver os alunos no processo de ensino e de aprendizagem. Por sua vez, os estudantes revelaram dificuldade em estabelecer relações entre conceitos e em alcançar aprendizagens mais profundas.