Detalhes do Documento

Benefícios potenciais da escrita colaborativa no ensino de português língua estrangeira na China: uma breve revisão de literatura

Autor(es): Zhang, Y.

Data: 2023

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.8/12919

Origem: IC-online

Assunto(s): Português Língua Estrangeira; ensino de Português na China; escrita colaborativa; pragmática


Descrição

Tendo obtido um desenvolvimento notável na China nos últimos anos, o ensino de Português Língua Estrangeira (PLE) está a enfrentar alguns problemas na prática resultantes da estratégia didática tradicional centrada no docente e baseada na memorização e repetição, limites do professor não nativo e manuais com conteúdo cultural simplificado. De acordo com os estudos no campo, consideramos que a escrita colaborativa poderá ser uma possibilidade para promover o ensino de PLE junto dos estudantes chineses, uma vez que esta estratégia didática pode ajudar a transferir o foco para os estudantes, reproduzir o processo social e abordagem comunicativa de aprendizagem de línguas e criar uma consciência intercultural. Contudo, a sua aplicação numa situação real ainda precisará de ser estudada e avaliada, sobretudo tomando em consideração as questões de injustiça de contribuição e ausência de envolvimento que podem existir.

Tipo de Documento Artigo de investigação
Idioma Português
Contribuidor(es) Repositório IC-Online
Licença CC
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Documentos Relacionados