Author(s): Guerreiro, Nelson
Date: 2010
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.8/189
Origin: IC-online
Subject(s): Teatro
Author(s): Guerreiro, Nelson
Date: 2010
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.8/189
Origin: IC-online
Subject(s): Teatro
(...) O meu pressuposto inicial era o de desenvolver algumas ideias sobre as práticas teatrais contemporâneas, campo que me tem ocupado durante os últimos anos, quer a nível teórico, quer a nível prático. Há já alguns anos que me interessa perceber de que ‘matéria’ é feito o teatro nos dias de hoje. A esta pergunta tenho procurado responder (qual Hércules!) cruzando diversos discursos teóricos com os resultados das minhas idas a espectáculos e com a minha própria experiência (quer dizer, com o que vou incorporando nos processos criativos de espectáculos em que fui e vou participando). Digo-vos que, para isso, é preciso estar atento, reflectir, digerir e ler tanto como ir ao teatro, ser assíduo frequentador das suas salas, ou dos seus espaços, ritual que pratico com uma regularidade por vezes excessiva, por vezes insuficiente, levado por vezes por razões profissionais, outras por mero desafio e gosto. Mas sempre em demanda do que atrás referi: de que é feito o teatro hoje? Ao pensar como organizar esta aula, deparei-me com a necessidade de eleger um tópico que me permitisse abordar as práticas artísticas contemporâneas, mas numa perspectiva de ligação directa ao lugar que o teatro ocupa nas sociedades actuais, classificadas como sociedades de informação.