Autor(es): Paixão, Germana Costa ; Souza, Racquel Oliveira da Silva ; Lima, Fátima Aurilane de Aguiar ; Pinheiro, João Paulo Silva ; Pantoja, Lydia Dayanne Maia
Data: 2018
Origem: Oasisbr
Autor(es): Paixão, Germana Costa ; Souza, Racquel Oliveira da Silva ; Lima, Fátima Aurilane de Aguiar ; Pinheiro, João Paulo Silva ; Pantoja, Lydia Dayanne Maia
Data: 2018
Origem: Oasisbr
O trabalho analisa a dinâmica das relações entre alunos, professores e tutores em fóruns de interação de um curso de graduação em Ciências Biológicas. Para tanto, o nível de interação foi observado em fóruns de discussão de quatro disciplinas curriculares e representadas por sociogramas elaborados com o software Pajek®. Percebeu-se que o aluno desempenha papel central nas discussões e na construção do processo de ensino aprendizagem e que sua participação nas disciplinas se torna progressivamente mais autônoma como o desenvolvimento temporal do curso. Observou-se ainda que a quantidade de participações nem sempre está diretamente relacionada com a qualidade, já que os alunos que mais postaram comentários nem sempre geraram interações significativas. Logo, é possível inferir que os sociogramas são ferramentas importantes para interpretação dos dados e avaliação de participação de alunos, professores e tutores em fóruns de discussão.