Detalhes do Documento

Musical Expression Activities in Kindergarten: conceptions and practices

Autor(es): Artiaga, Maria José ; Costa, Patrícia

Data: 2025

Origem: Da Investigação às Práticas

Assunto(s): Expressão musical; Educação pré-escolar; Formação de educadores de infância; Musical expression; Pre-school education; Training of early childhood educators; Expresión musical; Educación infantil; Formación de educadores de la primera infancia; Expression musicale; Enseignement préscolaire; Formation des éducateurs de la petite enfance


Descrição

This article deals with the issues that arise in the implementation of musical activities in Pre-school Education. For this purpose, a questionnaire was applied to Early Childhood professionals in order to find out their opinion about their practice in this field. In parallel, we proceeded to the survey and analysis of 50 reports of final works of the Master's Degree of Qualification for Teaching defended between 2000 and 2020, whose subject focused on music in Pre-School, with the aim of knowing the opinion of their authors on the same topic from their supervised teaching practice. This study highlighted some contradictions between the observations verified by the trainees in their internship and the observations made by the professionals in their answers to the questionnaire.

Este artículo aborda las cuestiones que se plantean en la realización de actividades de expresión musical en Educación Infantil. Para ello, se aplicó un cuestionario a profesionales de la Educación Infantil en activo con el fin de conocer su opinión sobre su práctica en este campo. Paralelamente, se procedió a la encuesta y análisis de 50 memorias de trabajos fin de Máster de Cualificación para la Docencia defendidas entre 2000 y 2020, cuya temática se centraba en la música en Educación Infantil, con el objetivo de conocer su opinión sobre el mismo tema a partir de su práctica docente tutelada. Este estudio puso de manifiesto algunas contradicciones entre las observaciones verificadas por los alumnos en prácticas y las observaciones realizadas por los profesionales en sus respuestas al cuestionario.

Cet article traite des questions qui se posent lors de la mise en œuvre d'activités d'expression musicale dans l'enseignement préscolaire. Pour ce faire, un questionnaire a été appliqué à des professionnels de l'éducation de la petite enfance en activité afin de connaître leur opinion sur leur pratique dans ce domaine. Parallèlement, nous avons procédé à l'enquête et à l'analyse de 50 rapports de travaux de fin d'études du Master de Qualification à l'Enseignement soutenu entre 2000 et 2020, dont le thème portait sur la musique à l'école maternelle, dans le but de connaître leur opinion sur le même sujet à partir de leur pratique pédagogique encadrée. Cette étude a mis en évidence certaines contradictions entre les observations vérifiées par les stagiaires lors de leur stage et les observations faites par les professionnels dans leurs réponses au questionnaire.

O presente artigo trata das questões que se colocam à realização de atividades de expressão musical na Educação Pré-escolar. Para o efeito, foi aplicado um questionário aos profissionais de Educação de Infância em exercício com o objetivo de saber a sua opinião sobre a sua prática neste domínio. Paralelamente procedemos ao levantamento e análise de 50 relatórios finais de Mestrado de Qualificação para a Docência defendidos entre 2000 e 2020, cujo tema se centrou na música no Pré-escolar, com o objetivo de conhecer a opinião destes sobre o mesmo tópico a partir da sua prática de ensino supervisionada. Este estudo evidenciou algumas contradições entre as observações verificadas pelos mestrandos no seu estágio e as observações feitas pelos educadores de infância no ativo nas suas respostas ao questionário.

Tipo de Documento Artigo científico
Idioma Português
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Documentos Relacionados

Não existem documentos relacionados.