Autor(es):
Silva, Marcos José Risuenho Brito ; Gomes, Lais Cristina Pereira da Costa ; Matos, Eliseth Costa Oliveira de
Data: 2018
Origem: Oasisbr
Assunto(s): Teaching Materials; Education; Microbiology.; Materiais de ensino; Educação; Microbiologia.
Descrição
Use of innovative teaching materials has increasingly entered within the scope of teaching, due to the need to encourage the process of knowledge construction and meaningful learning. The objective of the study was to report the effectiveness of the use of models as a methodological tool in the practical classes of the Curricular Component of Microbiology in a College of Nursing. The didactic material used was the preparation of models, using recyclable materials and easily acquired, represented by different microorganisms, like: fungi, bacteria and viruses. The experience allowed active participation of students and monitors, as well as demonstration of creativity and satisfactory critical performance in the presentations of the models. In this regard, the use of models as a tool in interactive education has proved to be an effective mechanism in learning microbiology, because it allows looking of the morphology of microorganisms in a differentiated way.
A utilização de materiais didáticos inovadores tem adentrado cada vez mais no âmbito do ensino, visto a necessidade de incentivar o processo de construção do conhecimento e a aprendizagem significativa. O objetivo do estudo foi relatar a eficácia da utilização de maquetes como ferramenta metodológica nas aulas práticas do Componente Curricular de Microbiologia em um Curso de Graduação em Enfermagem. Participaram dessa atividade um total de 38 discentes, além de dois monitores e um docente, os quais acompanharam o processo criativo e orientaram as etapas de desenvolvimento do trabalho: divisão dos temas, confecção das maquetes e apresentação final da atividade. Para a confecção das maquetes foram utilizados materiais recicláveis e de fácil aquisição, representando diferentes microorganismos, como: fungos, bactérias e vírus. A experiência possibilitou participação ativa dos alunos e dos monitores, além da demonstração de criatividade e desempenho crítico satisfatório nas apresentações das maquetes. Nesse aspecto, a utilização de maquetes como ferramenta na educação interativa mostrou-se um mecanismo eficaz no aprendizado da microbiologia, por propiciar a visualização da morfologia dos microorganismos de uma maneira diferenciada.