Detalhes do Documento

Burnout Syndrome in High School teachers in the City of Exu – PE


Descrição

Burnout Syndrome is a pathology that affects professionals in many areas, especially teachers. Exhaustion and depersonalization are one of the symptoms that will usually be present in the affected person. This research aimed to analyze signs and symptoms of Burnout syndrome in high school teachers who work in the full-time program. This is a descriptive study with a quantitative approach that is defined as the systematic survey of problems, characteristics or phenomena observed in the population. The study was carried out in a high school in the city of Exu that works in a semi-full-time teaching modality. In order to preserve the school's identity, its name was not indicated in the study. The research sample consists of 9 teachers. The research used the face-to-face application of structured questionnaires containing four blocks of questions. Given the above, it is essential that this research is expanded from new contributions and it is necessary to reflect on its failures or limitations, in order to define improvements to enable the achievement of even more significant results in the field of learning and personal development. Knowledge about the predictors of Burnout syndrome facilitates the development of prevention measures and programs. It is noteworthy that this study has limitations with regard to the number of participants, since the sample was not reached due to the non-participation of many teachers in data collection.

El Síndrome de Burnout es una patología que afecta a los profesionales de muchas áreas, especialmente a los docentes. El agotamiento y la despersonalización son uno de los síntomas que suele estar presente en la persona afectada. Esta investigación tuvo como objetivo analizar los signos y síntomas del síndrome de Burnout en profesores de secundaria que trabajan en el programa de tiempo completo. Se trata de un estudio descriptivo con enfoque cuantitativo que se define como el relevamiento sistemático de problemas, características o fenómenos observados en la población. El estudio se llevó a cabo en una escuela secundaria de la ciudad de Exu que trabaja en una modalidad de docencia semi-a tiempo completo. Para preservar la identidad de la escuela, su nombre no se indicó en el estudio. La muestra de investigación consta de 9 profesores. La investigación utilizó la aplicación presencial de cuestionarios estructurados que contienen cuatro bloques de preguntas. Dado lo anterior, es fundamental que esta investigación se amplíe a partir de nuevos aportes y es necesario reflexionar sobre sus fallas o limitaciones, a fin de definir mejoras que permitan la consecución de resultados aún más significativos en el ámbito del aprendizaje y el desarrollo personal. El conocimiento sobre los predictores del síndrome de Burnout facilita el desarrollo de medidas y programas de prevención. Es de destacar que este estudio tiene limitaciones en cuanto al número de participantes, ya que no se alcanzó la muestra debido a la no participación de muchos docentes en la recolección de datos.

A Síndrome de Burnout é uma patologia que afeta profissionais de muitas áreas, em especial professores. A exaustão e despersonalização são um dos sintomas que geralmente irão estar presentes na pessoa acometida. Esta pesquisa objetivou analisar sinais e sintomas da síndrome de Burnout em professores de ensino médio, que atuam no programa de tempo integral. Trata-se de um estudo descritivo com abordagem quantitativa que é definido como o levantamento sistemático dos problemas, características ou fenômenos observados na população. O estudo foi desenvolvido em uma escola de ensino médio da cidade de Exu que funciona na modalidade de ensino de tempo semi-integral. A fim de preservar a identidade da escola o seu nome não foi indicado no estudo. A amostra da pesquisa constitui de 9 professores. A pesquisa utilizou-se da aplicação em forma presencial de questionários estruturados contendo quatro blocos de perguntas. Diante do exposto, é imprescindível que essa pesquisa seja ampliada a partir de novas contribuições e faz-se necessário uma reflexão acerca das suas falhas ou limitações, a fim de se definir melhorias para que possibilite o alcance de resultados ainda mais significativos no campo das aprendizagens e do desenvolvimento pessoal. O conhecimento acerca dos fatores preditores da síndrome de Burnout facilita a elaboração de medidas e programas de prevenção. Ressalta-se que este estudo apresenta limitações no que se refere ao número de participantes, uma vez que a amostra não foi atingida em razão da não participação de muitos professores na coleta dos dados.

Tipo de Documento Artigo científico
Idioma Português
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Documentos Relacionados

Não existem documentos relacionados.