Autor(es):
Santos, Gustavo Venicius da Silva ; Freire , Adão Renato de Jesus ; Marques , Cleidinaldo Ribeiro de Góes ; Santos , Deyse Mirelle Souza ; Valentim, Aislayne Rodrigues ; Tavares , Arthur Cesar de Melo ; Matos , Ana Liz Pereira de ; Ferrari, Yasmim Anayr Costa ; Trindade , Maíra Ávila Fontes ; Temoteo, Ana Caroline Araujo ; Santana , Edna das Virgens ; Oliveira , João Paulo Santos de ; Nascimento , José Lucas Abreu ; Oliveira , Gabriela Silva ; Santos , Eduesley Santana
Data: 2021
Origem: Oasisbr
Assunto(s): Insuficiência cardíaca; Autocuidado; Qualidade de vida; Enfermagem cardiovascular.; Insuficiencia cardíaca; Autocuidado; Calidad de vida; Enfermería cardiovascular.; Heart failure; Self-care; Quality of life; Cardiovascular nursing.
Descrição
This study aimed to evaluate the impact of an educational intervention on self-care and Quality of Life (QL) of patients with decompensated Heart Failure (HF) after hospital discharge. This is part of a Randomized Clinical Trial, whose sample was divided into Intervention Group (IG) and Control Group (CG). The IG was monitored and guided by nurses in person and over the phone, with a physical examination, application of questionnaires (QL and self-care) and therapeutic guidance. Both groups were evaluated on the 60th day after discharge. Data were analyzed using the Statistical Package for Social Sciences tool, version 21.0. Of the 22 patients evaluated, 15 were from the CG and 7 from the IG. The IG had better scores compared to the CG regarding self-care (100% vs 47%, p=0.02) and QoL (44% vs 20%, p=0.36). The nursing intervention performed is presented as a feasible strategy to improve self-care and quality of life for patients with HF.
Este estudio tuvo como objetivo evaluar el impacto de una intervención educativa sobre el autocuidado y la Calidad de Vida (CV) de pacientes con Insuficiencia Cardíaca (IC) descompensada tras el alta hospitalaria. Esto es parte de un Ensayo Clínico Aleatorizado, cuya muestra se dividió en Grupo de Intervención (GI) y Grupo de Control (GC). El GI fue monitoreado y guiado por enfermeras en persona y por teléfono, con examen físico, aplicación de cuestionarios (CV y autocuidado) y orientación terapéutica. Ambos grupos fueron evaluados el día 60 después del alta. Los datos se analizaron utilizando la herramienta Statistical Package for Social Sciences, versión 21.0. De los 22 pacientes evaluados, 15 eran del GC y 7 del GI. El GI tuvo mejores puntuaciones en comparación con el GC en cuanto al autocuidado (100% vs 47%, p = 0,02) y CdV (44% vs 20%, p = 0,36). La intervención de enfermería realizada se presenta como una estrategia factible para mejorar el autocuidado y la calidad de vida de los pacientes con IC.
O presente estudo teve como objetivo avaliar o impacto de uma intervenção educativa no autocuidado e Qualidade de Vida (QV) de pacientes com Insuficiência Cardíaca (IC) descompensada após alta hospitalar. Trata-se do recorte de um Ensaio Clínico Randomizado, cuja amostra foi dividida em Grupo Intervenção (GI) e Grupo Controle (GC). O GI foi acompanhado e orientado por enfermeiros de forma presencial e telefônica, com realização de exame físico, aplicação de questionários (QV e autocuidado) e orientação terapêutica. Ambos os grupos foram avaliados no 60º dia após alta. Os dados foram analisados por meio da ferramenta Statistical Package for Social Sciences, versão 21.0. Dos 22 pacientes avaliados, 15 foram do GC e 7 do GI. O GI apresentou melhores escores em comparação ao GC quanto ao autocuidado (100% vs 47%, p=0,02) e QV (44% vs 20%, p=0,36). A intervenção de enfermagem realizada apresenta-se como estratégia factível para melhora do autocuidado e qualidade de vida dos pacientes com IC.