Autor(es):
Bublitz, Susan ; Guido, Laura de Azevedo ; Freitas, Etiane de Oliveira ; Lopes, Luis Felipe Dias
Data: 2012
Origem: Oasisbr
Assunto(s): Nursing; Nursing students; Psychological stress; Enfermería; Estudiantes de enfermería; Estrés psicológico; Enfermagem; Estudantes de enfermagem; Estresse psicológico; Estresse em estudantes de enfermagem
Descrição
Objective: to analyze the scientific production regarding stress in nursing students. Method: this integrative review has been conducted in the databases BDENF and LILACS and the electronic library SCIELO, with the association of the descriptor Nursing student with the keyword stress. For a description of selected research used the absolute (n), percentage (%) and categorization of data by similarity. Results: 16 studies have been selected in which 37.5% are related to stressors in the academic life of Nursing students, 37.5% regarding coping strategies in university life, and 25% in relation to signs and symptoms of stress. Stressors are present in the course of undergraduate nursing and reflect the quality of life, since scholars have signs and symptoms resulting from stress. Conclusion: suggested that the undergraduate courses to develop proposals to minimize stress in order to make the academic environment of nursing more productive and less stressful
Objetivo: analizar las producciones científicas sobre el estrés en estudiantes de enfermería. Método: revisión integradora con búsqueda en las bases de datos BDENF y LILACS y biblioteca electrónica SCIELO, asociando el descriptor estudiante de Enfermería y la palabra clave estrés. Para descripción de las investigaciones seleccionadas se utilizó: frecuencia absoluta (n), porcentaje (%) y la categorización de los datos por similitud. Resultados: fueron seleccionados 16 estudios, el 37,5% dicen respecto a estresores en la vida académica de los estudiantes de Enfermería, el 37,5% referentes a estrategias de enfrentamiento en el ambiente académico y el 25% a los señales y síntomas de estrés. Los estresores están presentes a largo de la graduación en Enfermería y reflejan la cualidad de vida, pues los académicos presentan señas y síntomas provenientes del estrés. Conclusión: sugiere que los cursos de graduación desarrollen planteos para minimizar el estrés a fin de volver el ambiente académico de Enfermería más productivo y menor el desgaste.
Objetivo: analisar as produções científicas sobre estresse em estudantes de enfermagem. Método: revisão integrativa, a busca foi realizada nas bases de dados BDENF, e LILACS e na biblioteca eletrônica SCIELO, com associação do descritor estudante de Enfermagem com a palavra-chave estresse. Para descrição das pesquisas selecionadas utilizou-se frequência absoluta (n), percentual (%) e a organização dos dados por similaridade. Resultados: foram selecionados e analisados 16 estudos, 37,5% referentes à estressores na vida acadêmica dos estudantes de Enfermagem, 37,5% à estratégias de enfrentamento no ambiente acadêmico e 25% aos sinais e sintomas de estresse. Os estressores estão presentes no transcorrer do curso de graduação em enfermagem e refletem na qualidade de vida, uma vez que os acadêmicos apresentam sinais e sintomas decorrentes do estresse. Conclusão: sugere-se que os cursos de graduação desenvolvam proposições para minimizar o estresse com vista a tornar o ambiente acadêmico de enfermagem mais produtivo e menos desgastante.