Author(s): Galvão, Andressa ; Tagliani, Dulce
Date: 2024
Origin: Revista Internacional em Língua Portuguesa
Subject(s): Leitura; Escrita; Ensino; Escola; Periferia
Author(s): Galvão, Andressa ; Tagliani, Dulce
Date: 2024
Origin: Revista Internacional em Língua Portuguesa
Subject(s): Leitura; Escrita; Ensino; Escola; Periferia
Neste trabalho, procuramos refletir sobre as práticas de linguagem desenvolvidas no âmbito do Programa Residência Pedagógica, em uma escola localizada na periferia do município de Rio Grande/RS, Brasil. Apresentamos um recorte de três atividades realizadas e discutimos a relevância de um trabalho que envolva diferentes géneros textuais/discursivos. Com base nos pressupostos da Linguística Aplicada e nas orientações curriculares nacionais, constatamos que o desenvolvimento de atividades de leitura e escrita de diversos géneros textuais foi essencial para que os estudantes reconhecessem a diversidade linguística e cultural presente na sociedade em que estão inseridos. Além disso, essas atividades estimularam a reflexão sobre as possibilidades de uso da língua. Por fim, destacamos o papel fundamental da escola em promover, por meio do trabalho com múltiplas linguagens, o exercício pleno da cidadania.