Author(s): Godinho, Ana ; Amendoeira, José ; André, Clara
Date: 2018
Origin: Revista UIIPS
Subject(s): Artigos
Author(s): Godinho, Ana ; Amendoeira, José ; André, Clara
Date: 2018
Origin: Revista UIIPS
Subject(s): Artigos
Com o intuito de refletir acerca da vivência no projeto de investigação-ação “Prevenção do Consumo de Tabaco nos Alunos do 3ºCiclo”, surge a presente partilha, da experiência vivenciada no percurso formativo da estudante de enfermagem, através da Unidade de Monitorização de Indicadores em Saúde da Escola Superior de Saúde de Santarém. Partindo desta experiência, tendo por base a reflexão sobre a ação, descreve-se o percurso efetuado, numa perspetiva de integração e partilha dos resultados obtidos, na transformação do percurso formativo e desenvolvimento pessoal. Os resultados revelam-se na integração de conhecimentos de unidades curriculares da licenciatura, desenvolvimento de competências no planeamento em saúde, e contacto com alunos do ensino básico/“educação de pares”. Esta reflexão permitiu a consolidação e o enriquecimento de competências e conhecimentos, particularmente no âmbito da investigação, que se constituem como transformadoras, numa dimensão pessoal, e na promoção de uma prática reflexiva, sustentada na evidência.
With the purpose of reflecting on the experience lived in the action research project "Prevention of Tobacco Use in Students of the 3rd Cycle", this article arises, sharing the experience lived on nursing graduation, through Unidade de Monitorização de Indicadores em Saúde of Escola Superior de Saúde de Santarém. Starting from this experience, it’s based on reflection on action, describing its course, in a perspective of integration and sharing results obtained, in the transformation of the graduation course and personal development. The results of this experience are revealed in gains obtained: increasing knowledge from curricular units of nursing graduation, development of health planning skills, and the contact with middle school students/"peer education". This reflection allowed the consolidation and enrichment of competences and knowledge, especially in the scope of research, which are both personally transformative and promoters of a reflective and evidence-based practice.