Autor(es):
Veiga, Pedro Mota ; Ferreira, António Mendes ; Ribeiro, Célia ; Passos, Clotilde ; Correia, Maria José ; Ribeiro, Paulo ; Figueiredo, Vitor ; Ribeiro, Luísa Mota ; Themudo, Carmo
Data: 2025
Origem: Gestão e Desenvolvimento
Assunto(s): Aprendizagem-serviço; Revisão sistemática da literatura; Educação em gestão; Universidades; Organizações sem fins lucrativos; Service-learning; Systematic literature review; Management education; Universities; Non-profit organizations
Descrição
The adoption of Service-Learning in higher education institutions has emerged as one of the contemporary teaching and learning methodologies. In these contexts, cooperation processes implemented between institutions of higher education and non-profit organizations turn out to be mutually beneficial. Despite the high volume of research on the adoption of Service-Learning, research is scarce on the role of Service-Learning in management courses. Thus, this study aims to conduct a systematic literature review to reflect on approaches to the implementation of Service-Learning in management courses. The process of systematic literature consisted of a review of protocol development, identification of inclusion and exclusion criteria for relevant publications, data extraction, and synthesis. Data were collected from the Web of Science and Scopus databases. The search resulted in 89 articles, with publication dates between 1996 and 2022. Based on the findings of the systematic literature review, we developed a conceptual framework that relates to the existing research on Service-Learning in management courses. We evaluated the applicability of the conceptual model by analyzing the implementation of four projects with the Service-Learning methodology in subjects of the Degree in Management, taught at Universidade Católica Portuguesa – Viseu. The research concludes with the definition of strategies for the implementation of Service-Learning in management education.
A adoção da Aprendizagem-Serviço nas instituições de ensino superior surgiu como uma das metodologias contemporâneas de ensino e aprendizagem. Neste contexto, os processos de cooperação implementados entre as instituições de ensino superior e as organizações sem fins lucrativos revelam-se mutuamente benéficos. Apesar do elevado volume de investigação sobre a adoção da Aprendizagem-Serviço, são escassas as pesquisas sobre o papel da Aprendizagem-Serviço nos cursos de gestão. Assim, este estudo tem como objetivo realizar uma revisão sistemática da literatura para refletir sobre as abordagens para a implementação da AprendizagemServiço nos cursos de gestão. O processo de literatura sistemática consistiu numa revisão do desenvolvimento do protocolo, identificação de critérios de inclusão e exclusão para publicações relevantes, extração de dados e síntese. Os dados foram recolhidos nas bases de dados Web of Science e Scopus. A pesquisa resultou em 89 artigos, com datas de publicação entre 1996 e 2022. Com base nos resultados da revisão sistemática da literatura, desenvolvemos uma estrutura conceptual que se relaciona com a investigação existente sobre Aprendizagem-Serviço nos cursos de gestão. A aplicabilidade do modelo conceptual foi avaliada através da análise da implementação de quatro projectos com a metodologia de Aprendizagem-Serviço em disciplinas da Licenciatura em Gestão, leccionada na Universidade Católica Portuguesa – Viseu. A investigação conclui com a definição de estratégias para a implementação da Aprendizagem-Serviço na educação em gestão.